Confie em Deus, não em seu coração: Descobrindo o caminho da sabedoria

Você já se perguntou se está trilhando o caminho correto?

Você já se questionou se as escolhas que faz são as melhores escolhas?

Você já parou pra pensar se, as tomar suas decisões, tem confiado mais no seu coração do que em Deus?

Hoje, vamos refletir sobre isso.

E, para isso, cito um texto precioso de Provérbios. Diz assim:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” – Provérbios 3:5-6, NVI

Em nossa jornada, muitas vezes deixamos nossas emoções nos guiar.

Se algo parece bom, avançamos. Se algo parece prazeroso, fazemos.

Essa maneira de viver parece familiar, não é?

E esta é a maneira comum como muitas pessoas levam suas vidas, especialmente aquelas que ainda não conhecem a Cristo.

E, quem segue Jesus, frequentemente sofre pressão… Quem segue Jesus escuta: “Siga o seu coração”, “Faça o que te faz feliz!”

E muitas vezes, a gente concorda. E repete o mantra: “eu preciso ser feliz”. A gente ignora o que é certo, para fazer o que diz o coração.

Mas o problema é que nosso coração engana. Jeremias 17, versículo 9, diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

Forte, né?

O coração pode nos levar por caminhos complicados. Ele pode nos arrastar para ansiedade, depressão e relacionamentos tumultuados.

Os desejos do coração podem nos levar à dor e ao pecado, porque muitas vezes permitem que os sentimentos orientem tudo em nossa vida.

Porém, o sábio Salomão nos lembra para confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento.

Meu amigo, minha amiga, ao reconhecermos o Senhor como senhor da nossa vida, e buscarmos a sabedoria dos Céus, nossos olhos são abertos para o nosso egoísmo, para a nossa depravação espiritual, e para o vício das nossas emoções.

E é aí que começa a jornada de arrependimento, de morrer para si mesmo diariamente, e de buscar o Senhor com todo o coração, dedicando tempo à Sua Palavra, a oração, a comunhão com os irmãos.

Aprendemos então a submeter nossa vontade e buscar a vontade de Deus para nossa vida, confiando que Ele será fiel para guiar nosso caminho.

Confiar em Deus para ser nosso guia, não em nosso coração ou na lógica que parece fazer sentido para nossas mentes é a mensagem central dos versos de Provérbios que citei.

Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador e Senhor, o Pai nos dá o Espírito Santo para liderar o caminho.

E Salomão ainda diz, em Provérbios 4, versículo 23:

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Precisamos aprender a confiar em Deus e não em outras coisas ou pessoas. Não podemos ceder aos nossos desejos carnais.

Nossas emoções refletem nossa natureza pecaminosa. E se não usarmos o que diz a Palavra do Senhor como referência para nossas escolhas, seremos constantemente decepcionados e conduzidos ao pecado.

Veja, por exemplo, o último escândalo envolvendo o jogador Neymar. A noiva está grávida e, ainda assim, ele traiu a jovem com uma influenciadora digital.

E como erro pouco é bobagem, a influencier contou a história na internet e o atleta, que sempre cita o nome de Deus, virou alvo do noticiário sensacionalista.

Não confiar em nosso entendimento, confiar na sabedoria divina é a chave para ser feliz.

Portanto, caro amigo/a, proteja seu coração do engano e permita que a verdade da Palavra de Deus seja semeada nele e crie raízes.

Se você está em uma encruzilhada na vida, certifique-se de que seu coração está cheio da Palavra de Deus. Isso vai ajudar você a fazer boas escolhas.

Pegou a ideia?

O conselho que eu ofereço a você hoje é: não siga seu coração. Siga a Deus. Ele conhece suas necessidades mais profundas. Confie nEle com todo o seu coração e Ele moldará seu coração para se parecer mais com o Dele.

Existe algo em sua vida que você está tentando controlar? Você está permitindo que suas emoções ou outras pessoas influenciem suas decisões e comportamentos de vida?

Talvez seja útil fazer uma lista de decisões, preocupações, ansiedades e levá-las ao Senhor em oração.

Comece a se apoiar no Senhor e confiar nEle é um ótimo lugar para começar. Seus caminhos e orientações são perfeitos. Deus nunca falha e é sábio demais para errar.

Amém?

Deixe um comentário