O que é ser um bom marido?

Se fizéssemos uma caixinha de perguntas no Instagram, tenho certeza que receberíamos muitas respostas interessantes. A lista de atributos e qualidades esperadas seria grande.

Mas, hoje, quero falar de um aspecto muito importante – o trabalho doméstico.

Vou tratar deste tema porque, infelizmente, ele é recorrente nas reclamações que recebo de esposas lá no meu Instagram e também no Whatsapp.

Gente, ser marido não tem a ver apenas com colocar comida na mesa. Ser marido não tem a ver apenas com o compromisso de fidelidade e lealdade à parceira. Ser marido não tem a ver apenas com disciplinar os filhos. Tudo isso é importante, mas não é só isso.

Ser marido também é participar do cuidado da casa, do cuidado com os filhos… Ser marido é dividir com a esposa as tarefas domésticas. Não se trata de ajudar; trata-se de dividir as tarefas. Dividir para somar, porque um marido que participa das tarefas domésticas prática a justiça em casa, faz a esposa feliz e ainda ensina os filhos que a responsabilidade pela casa é de todos.

Tem muito marido que diz: “ah… eu trabalho o dia inteiro, chego em casa cansado e a esposa ainda quer que eu lave a louça? Isso é trabalho dela”.

Essa é uma mentalidade ultrapassada. A casa é uma sociedade. Todos participam dela.

Não é porque o marido passou o dia fora que ele está isento das tarefas domésticas.

Pelas reclamações que recebo de esposas, muitos homens parecem esperar três coisas da esposa, três funções:

Uma mãe, uma empregada doméstica, e sexo.

Desculpa aí, mas tem algo errado nessa visão.

Quando um homem se casa, ele deixa o conforto de sua casa e os paparicos da mamãe; não tem mais aquela figura que o poupava de certas tarefas… E ainda fazia comidinha gostosa, colocava e tirava o prato pra ele. Não tem quem vai lá ver se a toalha de banho está limpa, se a cueca foi colocada no cesto de roupas pra lavar…

Esse cuidado mais pessoal é coisa de algumas mães. Por sinal, qualquer dia desses, vamos conversar sobre isso também… Sobre os maus hábitos que muitas mães produzem em seus filhos homens, criando homens preguiçosos, acomodados.

Mas… voltando!

Chegar em casa e ter a casa limpinha, cheirosinha, tudo no lugar… Isso é para quem tem diarista ou empregada doméstica.

Se você casou e não pode bancar cozinheira, diarista ou empregada, babá para as crianças, não pense que pode chegar no trabalho e colocar o bumbum no sofá para relaxar, esperando o jantar na mesa.

Essa é uma forma de agressão à parceira.

Fico triste em ver que tem casamentos morrendo, mulheres estressadas, desgastadas, porque seus maridos não tiram um prato da mesa. Pior, ainda se irritam e ficam agressivos se são cobrados.

Eu sou casado há quase 30 anos. E falo com a experiência aprendi em casa… Se eu sentar no sofá enquanto a Rute vai cuidar da louça, eu sei que a casa vai cair. E se cair, ela tem toda razão.

Mesmo que esteja tudo certinho, tudo organizado, se uma pessoa lava a louça, a outra seca e guarda.

Se a esposa está lavando roupas, o marido pode tirar o pó dos móveis, arrumar a cama…

Maridos precisam ter o mesmo domínio das tarefas domésticas que a mulher. Limpar a casa, fazer comida são habilidades necessárias para todos os homens.

Tem maridos que não sabem trocar uma fralda da criança, não sabem dar banho… A criança começa a chorar e o homem entrega para a mãe. Complicado, hein?

Eu sei que esse tipo de reflexão incomoda.

Mas, infelizmente, é preciso tratar deste tipo de assunto.

Falar sobre isso deveria ser desnecessário, mas, ainda esta semana, uma esposa me mandou recado dizendo que não aguentava mais. Pelo fato dela pedir ajuda, o marido interrompeu o diálogo. Está ignorando a companheira. Há semanas não fala com ela e não faz nem o mínimo que é passar no supermercado e fazer as compras. Ele está distante e não larga o celular. Uma colega até sugeriu que essa esposa espie o celular pra ver o que ele anda fazendo…

Nas mensagens que recebo, fico conhecendo histórias de maridos que cobram casa limpa, roupa lavada, comida na mesa e uma mulher motivada para o sexo. Como não têm o querem, muitos deles criticam as esposas, dizem que não servem para nada…

São homens que estão destruindo a autoestima das esposas, massacrando a saúde emocional delas.

Maridos, compreendam a dor de suas esposas. Não sobrecarreguem suas parceiras. O trabalho doméstico é muito pouco gratificante. Dividam tarefas, participem. Não há demérito nisso! Pelo contrário, ao aliviarem o fardo delas, farão suas esposas felizes e a vida familiar será abençoada por uma atitude inteligente e amorosa.

3 comentários em “O que é ser um bom marido?

  1. Graças a Deus aprendi desde de pequeno a limpar a casa , era uma regra da mae , antes de brincar fazer as obrigaçoes…. Isso foi muito bom . hoje casado continuo fazendo e divido as limpezas com minha esposa amada

    Curtir

  2. Mas e quando acontece o contrario, eu estou encarregado de todas tarefas de casa, inclusive cuidar do nosso filho, só pq trabalho em home office, minha esposa diz que é minha obrigação pois estou limpando minha propria bagunça e como ela não está em casa não é problema dela.

    Curtir

Deixe um comentário