Cinco minutos de atraso tira direito do aluno assistir as aulas

escola

Pra botar “ordem na casa”, muita escola proíbe o aluno de entrar em sala quando chega atrasado. Lembro que anos atrás o Instituto Estadual de Educação de Maringá estabeleceu uma série de regras. Entre elas: alunos que chegarem cinco minutos após o início das aulas não entram. Não entravam mesmo. Perdiam todas as aulas. Isso deu muita confusão. Houve interferência até do Conselho Tutelar.

Esse tipo de medida sempre gera o questionamento:

– é justo proibir que aluno entre na escola por que chegou cinco minutos atrasado?

Não, não é.

LEIA SOBRE OUTROS ASSUNTOS:

Quando a desconfiança mata o relacionamento

Como saber se o parceiro te maltrata psicologicamente

Ter regras é necessário. Quando há orientação, um processo educativo que envolva os pais, algum tipo de perda para o aluno e sem que o aluno fique desocupado no pátio, a medida pode mudar a realidade da instituição. Acabar com a farra e reduzir a quantidade de moleque chegando fora da hora…

Entretanto, se a medida radicaliza, se não há permissão de entrar na escola mesmo após terminar a primeira aula, a questão se torna mais complexa. E pode ser questionada também do ponto de vista legal.

Também há outro aspecto. Parece-me que acabar com a cultura do atraso é necessário; porém, que direito o diretor de um colégio tem de impedir o aluno de assistir as aulas? Até concordaria que ele perdesse a aula em que estaria chegando atrasado. Mas e as demais? O fato de chegar seis minutos atrasado justifica deixá-lo sem nenhuma aula?

Num país em que o povo não morre de amores pelas escolas, trata-se de uma medida que parece gerar ainda mais antipatia. Sem contar que esses adolescentes que chegam atrasados vão ficar onde quando perderem as aulas? Depois de deixarem suas casas, impedidos de entrar, retornarão ou ficarão na rua esperando dar a hora de terminar as atividades do colégio?

Como eu disse, legalmente, a escola não pode mandar o aluno que chega atrasado de volta pra casa. Impedir a entrada na aula que já começou é uma medida justa.

Mas, segundo o advogado Leonardo Pacheco,  a direção deve permitir o acesso à escola e pode ocupar o aluno com alguma atividade até o horário da próxima aula. Qualquer coisa diferente disso, pode ser questionada. E o Conselho Tutelar é a porta de entrada para a reclamação dos pais.

125 comentários em “Cinco minutos de atraso tira direito do aluno assistir as aulas

  1. Concordo com você quando diz que o aluno não precisa perder todas as aulas por atrasar na primeira. Em um colégio onde estudei a medida era adotada, mas a cada horário o portão era aberto. Perdeu a primeira, entra na segunda. Não são as regras que vão educar, que se ponham regras, mas precisamos encontrar uma forma de que elas sejam respeitadas.Se a intenção é evitar que estranhos entrem, acho que não é a melhor forma.
    Um abraço!

    Curtir

      1. Olha hoje aconteceu um fato absurdo na escola onde eu estudo, as aulas começam de 7:30 e só pode entrar até 7:30 se chegar um minuto depois não se pode entrar e temos que voltar pra casa, tenho certeza que isso é errado e queria saber se tem alguma lei que fale sobre isso. vlw

        Curtir

    1. Hoje meus filhos 2 chegou atraSado 15min e estava chovendo e não deixou entrar .elês não tem a prática de fazer isso. Escola municipal! Germano Gregório maxaranguape rn

      Curtir

    2. Esporadicamente eu concordo que o aluno entre, mas todo dia não é legal até porque ele vai ter um trabalho, fazer uma prova de concurso e ninguém vai dar mole . Será que cultivar o hábito do atraso não prejudica ainda mais no futuro? Tem que ter compromisso e responsabilidade ! Hábitos raros de pontualidade até com os professores nas escolas !

      Curtir

  2. Olá Ronaldo!

    Talvez vc não saiba, mas eu fui a mãe que denunciei direto no conselho tutelar a tudo isso que está acontecendo no instituto de educação de maringá.
    sempre acompanhei minha filha até o colégio, mesmo com minha presença fomos barrados, pois tivemos problemas no trãnsito de maringá.
    na verdade chegamos com 4 minutos de atraso sendo 07:34.
    cheguei a falar com a coordenadora que ainda estava ali no portão, além de impedir a entrada de minha filha, fechou o portão na minha cara.
    fiquei indignada e procurei o núcleo, mas não obtive apoio.
    foi onde fui direto ao conselho tutelar de maringá.
    Obrigado pelo apoio…Contamos com vcs da imprensa.

    Curtir

    1. obrigado por passar por aqui. espero que nossas discussões sobre o assunto possam colaborar para que os alunos sejam respeitados, mas que também a instituição possa preservar a ordem. abraço.

      Curtir

      1. Na minha escola se chega um minuto atrasado não entra, eles nem se quer pergunta o porque do atraso, oh portão fecha 7:10, se chega 7:11 eles não deixa você entrar, eu acho isso super errado, eu mesma moro longe, tenho que acorda sedo, e mesmo assim eles não deixa entra, fora que são 10/11 alunos pra gora da escola
        Isso é certo ? Manda 11 alunos volta por 1 ou 3 minutos?

        Curtir

  3. Eu, queria saber se existe um lei em São Paulo que proiba o aluno de entrar na escola com uns 10 minutos de atraso. queria que o senhor me responde-se obrigado!!!

    Curtir

  4. gostaria de saber se posso recorrer. pois meu filho tem 4 anos e chegamos 5 minutos atrasados e proibiram a entrada e a diretora nem se quer apareceu para falar conosco.

    Curtir

  5. Passei pela mesma situação, cheguei 2 minutos atrasada e além de não poder entrar no colégio não tive nem a chance de me explicar por isso acabei tomando uma atitude errada, disse que estudava em outra turma pois esta entraria mais tarde, o porteiro da escola foi averiguar, então, fui falar com a coordenadora, levei uma advertencia para minha mãe assinar e não pude assistir as aulas daquele dia.
    Tenho 16 anos e também não sou fã dos estudos, mas se o aluno falta ninguém se preocupa, agora se ele chega atrasado é advertido, mas porque os diretores, coordenadores não são advertidos quando se atrasam?
    Deve ser porque eles só tem nome, não estão se preocupando com os alunos, pelo menos no meu colégio, só querem receber seu dinheiro.
    Concordo que a escola deve ter ordem mas por isso o aluno perder a chance de se explicar já é de mais.
    Mas por que essas pessoas me dariam importancia se sou só uma adolecente?
    Por que eu voto, eu tenho voz, e eu quero uma escola melhor onde se tenha ao menos a chance de falar, pois tenho o direito de me expressar.
    Você concorda?

    Curtir

    1. acontece que escola tem regras saiam mais cedo se tem problemas de transito , ja pensou a baderna que vai se tornar a escola se os alunos chegarem a hora que bem entenderem????

      Curtir

    2. Perfeito Jessica. Gostei muito dos seus 2 questionamentos: 1- Professor quando se atrasa ninguém faz nada, e olha que tem escolas onde eles vão para a sala de aula a hora que bem entendem. O aluno chega pontualmente, mas os lindões se apresentam na sala de aula com 15 até 20 minutos de atraso. Alegam que estavam em reunião. Todo dia??? Desde quando carga horária de aluno pode ser usada para “reuniões”? Imagina, cada dia se tira 15 minutos de carga horária obrigatória do aluno. Soma pra ver ele completa as 200 horas. 2- “Porque eu voto, eu tenho voz [..] tenho o direito de me expressar.” Engraçado não é Jessica? A própria escola vive dizendo que quer formar alunos com poder de exercer cidadania, críticos, reflexivos. Mas, em vez de ouvir seu argumento, explicação, preferem te silenciar. Realmente não dá pra entender, cidadania começa exatamente com nosso poder de voz. Se nos calam, o que acabam nos ensinando? Que somos uma titica de galinha e não temos vez nem voz. Com isso passamos a ter medo de falar, e é isso que eles querem, cidadãos calados. Concordo que a escola tenha que ter seu regulamento interno, mas ouvir o aluno é primordial. E outra, a gente sabe muito bem distinguir o aluno que sempre chega atrasado por nenhum motivo, daquele que de vez em quando chega atrasado por algum motivo. Da próxima vez, pergunte se o diretor ou professor será impedido de entrar na escola, caso pegue um trânsito daqueles. Comece a marcar com quantos minutos de atraso seu professor entra na sala. Já vi comentários do tipo “precisa ter regras e ser respeitadas, na sociedade tem regras também”. Legal, mas quando um funcionário chega atrasado porque o buzu quebrou, foi assaltado, o metrô parou, teve engarrafamento, ninguém manda e ele de volta pra casa. Sugestão: Deixa o aluno entrar e faz ele ir pra biblioteca ler um livro, pede para ajudar em algo, sempre tem alguma coisa pra se fazer.

      Curtir

  6. O aluno tem de direito de entrar na escola além do horário marcado para entrada e não pode ser punido em perder aulas. Mesmo que não esteja com uniforme , material escolar etc. Exite legislação para isso na LDB 9394/96 e na Constituição Federal atual e é referendado pelos Estados em suas leis por desdobramento e assim pelas Secretarias Estaduais de Ensino. O problema maior são com as escolas particulares que querem mandar, aliás, se colocam como poder paralelo ao Estado e os politicos as apoiam infelizmente. Melhor dizendo, não interferem, sabe como é … Mas nós temos que encarar esses diretores de frente e denunciá-los. É um absurdo o aluno voltar pra casa perder 6 aulas num dia sendo que nós pais pagamos o colégio que desta forma presta um deserviço. E pregam aquele cartazão de que ” esta é uma escola solidária”. Que solidária que nada é só fachada o aluno é punido o pai paga aula particular para ele depois se puder . É isso que acontece. A Secretaria de ensino Estadual aceita a denuncia não te responde e depois quando você CONSULTA DIZEM ” A DENÚNCIA NÃO PROCEDE”.
    Meu Deus! onde está a lei que eles deveriam seguir, na verdade não estão nem aí. Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  7. Olá,

    Ando pesquisando sobre esse assunto há algum tempo e cada dia mais percebo que estamos “numa sinuca de bico”. Trabalho em uma escola e estamos tentando por ordem no “barraco”, mas está difícil. Os alunos entram atrasados desde que com justificativa ou acompanhado dos pais. As pessoas não imaginam que chegar atrasados à escola é um fator gerador de indisciplina, tumulto e confusão. Atrapalham passando pelos corredores, entrando em sala, tumultuam a aula, fazem gracinhas quando chegam, etc. Sem contar que, no ´portão, ficam parados para o lado de fora enquanto o pessoal do apoio fica implorando para entrarem que vai fechar o portão. Em cada turno, tenho 700 alunos e todos os dias chegam cerca de 70 ou 80 atrasados. Imagine esses 70 ou 80 no pátio indo para as salas ( são 18) enquanto os colegas já estão tendo aula, ou esperando a segunda aula. Quando existia a tolerância de 10 min., metade da escola usava os 10 min de tolerância. Passamos para 5 min, e não houve melhora. Se é para garantir os 200 dias letivos e 800 horas, teoricamente o aluno teria que chegar no horário estipulado e não na segunda aula ou atrasado. Penso que deve ser um assunto amplamente discutido, pois cada vez mais estamos vendo que existe um grande problema no atraso. Se fossem casos isolados, poderíamos dizer que é problema de determinada instituição, mas o descaso com a escola, o descompromisso e falta de responsabilidade com horários esta formando cada vez mais profissionais sem responsabilidade sem comprometimento com o trabalho, pois durante os anos em que passou na escola, chegava a hora que queria, fazendo da escola simplesmente um depósito de crianças e adolescentes que tem onde ficar em segurança por 4 horas do seu dia.

    O que devemos fazer então?
    Eu gostaria de uma ajuda, uma experiência que deu certo ou algo assim

    Grata
    Cris

    Curtir

    1. Pra comecar sua preocupacao nem e tanta assim pois nem mostra amor no que faz com suas palavras pois chama a escola de barraco , que termos para uma educadora ne!

      Curtir

    2. Esse foi o melhor comentário aqui exposto. Lido com isso todos os dias e conheço a problemática dos dois lados. Sendo breve, digo que se o aluno sempre entrar na segunda ou terceira aula, ele poderá escolher as aulas a que vai assistir. Nem todos os pais entendem isso, porque não praticam a empatia entre outras coisas. Portanto, se as palavras não são mais preciosas do que meu silêncio, fico calado, evitando de falar sobre coisas que não domino e sendo injusto.

      Curtir

      1. mina filha chegou atrasada devido as panes frequentes do metro,ela não chega atrasada se o metro não quebrar eu acho um absurdo mesmo comprovando que houve pane do metro a diretora não deixa entrar.

        Curtir

    3. Sou professora também…que país é esse em que as pessoas querem lutar na justiça para chegarem atrasadas? Quando um aluno chega atrasado está desrespeitando 500 que chegaram no horário! Depois querem cobrar que o médico chegue no horário no posto sendo que estamos numa cultura em que os horários devem ser flexíveis, não é? Cada um tem seu problema, o trânsito, o relógio que não despertou , o sono…O problema no Brasil é mudar o foco do problema….Não é o aluno que se atrasa, não, é a escola que não deixa ele entrar!

      Curtir

      1. Também sou professora, não em atraso, mas muitos, muitos dos meus colegas se atrasam por problemas mas alguns pq ficam conversando nos corredores…Não sou mãe, mas se pagasse escola particular e passasse por uma situação dessas certamente brigaria na justiça.
        Abraços…

        Curtir

      2. Bom, vamos lá
        Eu tenho 15 anos e na escola em que eu estudo não se pode mais chegar atrasado, os alunos começam a entrar 7:10 o portão fica aberto até 7:05 e até 7:10 se pode entra pela diretoria, concordo que não é legal alunos entrarem atrasados e percebi que alguns servidores estão falando da falta de empatia dos pais, mas veja pelo meu lado, conheço muitos alunos que vão pra escola bagunçar esses que chegam cedo pois pegam o onibus, não deixam de serem bagunceiros, enquanto alguns alunos que só querem estudar são proibidos de estudar pq chegaram 2 minutos atrasados (já aconteceu comigo), sendo que a 1 ano atrás podia entrar 5 min depois do horário, também podia entrar 3 vzs na segunda aula em um bimestre. E é claro que um medico não pode chegar atrasado, pois ele não trabalha apenas com a vida dele mais sim com a vida de centenas de pessoas, exemplo ruim inclusive, mas enfim sabe oque é mais revoltante? Minha escola da um papel aos país dos alunos na reunião e se forem de consentimento deles o aluno podem sair mais cedo se tiver aula vaga, conclusão: os educadores não estão preocupados se o aluno está na rua ou não, eles só se preocupam com eles mesmos, invés de dar um papel para os alunos saírem mais cedo, porque não são um papel para que o aluno pudesse entrar atrasado, é claro que com um limite, e que tudo fosse relatado aos pais na reunião, mas impedir um aluno de entrar é o cúmulo dos cumulos, minha opinião é que em tudo deve haver um limite não muito radical e nem muito liberal, e que os educadores prezam a ordem não pelos outros alunos mais quietos mas sim pelo local de trabalho deles para que eles possam passar a matéria o mais rápido possível e descansar o resto do tempo…

        Curtir

      3. O caso é simples. se é um aluno que não costuma se atrasar, é pq algo aconteceu, e então deve ser analisado o caso, se é de costume, que entrem na escola e que essa escola tenha um programa preparado para esse caso, coloquem “os atrasados” a fazerem funções na escola que não atrapalhe as aulas, mas que façam com que fiquem ocupados, tenham uma programação especifica para tal situação, mas mandarem embora?? E se esse aluno não chega em casa?? E se for assaltado e o machucarem?? Ou se ele se envolve com algo que o prejudica?? E se ele vai pra outro lugar que não é pra ir até passar o tempo?? Os pais estão confortáveis, pois estão em horário de aula…
        Mas não concordo em serem mandados para fora da escola, isso só abre portas para situações futuras ruins, pensem … e se fosse filhos, netos de vcs?? e se eles chegassem atrasados por qualquer motivo e fossem mandados pra casa e nunca chegassem??? …

        Curtir

    4. Muitos funcionários, principalmente em repartição pública, chegam atrasados ou então, sequer chega. Por várias vezes no ano, é comum a criança chegar mais cedo em casa .vamos até a escola e nos deparamos com um ou mais professores que não vieram e só avisaram na última hora ou sequer avisaram.Enfim, algumas escolas públicas deixam as crianças no pátio esperando a próxima aula e nem com o responsável podem entrar. Se o problema tiver sido doença, com apresentação de atestado médico, então, permitem o acesso, sabemos que existem muitos emprevistos justificáveis que não se trata de doença. Escolas públicas tem muitos adolescentes em risco, que ficam sozinhos em casa enquanto pai e mãe trabalham. Nem sempre o ônibus pára pra estudantes uniformizados, mesmo no horário escolar e até acompanhado do responsável. Quando chove, muitos lugares inundam e se tornam de difícil acesso, provocando atrasos. Enfim, é complicado mediante a explicação do responsável, ouvir um não, por ser norma da escola, em que os alunos assistem com frequência a auxência de profissionais e atraso dos mesmos. Parecem não querer que os pais estejam tão pertos para não verem os descasos. E se acontece alguma coisa com o aluno que está no pátio, por não ter podido entrar na sala de aula? Ou na rua pelo fato do portão não ter sido aberto porque ele se atrasou? Educação envolve, conscientização, tolerância, bom senso, ainda que seja criada outras metodologias tipo: o aluno que se atrasar perde o recreio, o torneio, ou outro benefício qualquer. Mas, ficar fora da escola… da sala…num país como nosso é como soltar pombos numa praça repleta de pipocas, é tudo que querem.O estatuto diz que criança e adolescente tem direito a educação. E como podem ficar sem educação por que chegou atrasado…põe pra copiar mais dever…palestra de conscientização…Vão ficar em casa, na rua, a mercer do tráfico, que poderá vitimar algum dia qualquer pessoa que cruze o caminho? São vulneráveis, se todo mundo pensar em regras antes do ser humano, das causas, razões e circunstâncias, ensinaremos a intolerar, chegar cedo, mas, não perdoar, cumprir horários, mas, (que se dane, não foi o meu filho).Se fizer ao contrário, terá mais resultado!!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Toda criança tem direito à educação, mas a maioria desses que não tem compromisso com horários não querem saber de educação (inclusive os pais, os filhos se espelham neles); Escola não é creche!

        Curtir

      2. Comentário perfeito, as escolas só observam o lado da regra, mas esquecem que toda regra há exceção, não estamos aqui querendo justificar constantes atrasos, mas venho aqui mostrar-me indignada em relação um aluno perder 50 minutos de aula, por 2 minutos de atraso, onde esta a justiça nesse caso? Será que aquele conteúdo que foi perdido poderá ser reposto? Você pagar caro numa escola particular ou mesmo numa escola pública para seu filho ter uma educação, para que futuramente ele possa competir num vestibular, mas no lugar da escola demonstrar solidariedade, demonstra intolerância com os alunos. Deixo claro aqui que concordo que deve existir regras, mas a escola deve ser flexível sim, pois ela deveria servir de exemplo para a sociedade e não se comportar de forma injusta, sem olhar o outro lado da história.

        Curtir

      3. Boa tarde Angélica! Sou mãe, educadora e fui aluna, sempre recebi de meus pais o ensinamento de que devo cumprir com as regras dos ambientes nos quais convivo, seja ele família, escola, trabalho ou qualquer outro, e esse ensinamento passei para os meus filhos, sendo que é a sociedade(nós) que exige a disciplina ser cumprida sempre. A lei garante a todos o direito de estudar, mas para garantirmos esse direito é extremamente necessário que se cumpra os deveres, um deles é chegar no horário na escola. Quem determina o horário de entrada em uma escola é o regimento interno dessa, claro que não se deve passar por cima de direitos, mas não existe lei que obrigue uma escola permitir que um aluno entre se não respeitou a regra do horário de entrada. Cada escola determina como tratar os casos e não é citando o atraso de determinados funcionários, que tenha certeza, são punidos sim, apenas de forma diferente dos alunos, que o problema vai se resolver. O que devemos fazer é cumprir os nossos deveres sem usar o descumprimento dos outros como desculpa para o meu. A maioria dos casos de atraso não tem justificativa e sim desculpa, se onde moro tem problemas recorrentes como pane no metrô, trânsito lento sou eu quem deve buscar alternativas para resolver isso, uma delas é sair de casa mais cedo e deixar um adolescente ou uma criança sozinha em casa para trabalhar é uma escolha e aí sim existem leis que iram punir que faz isso. Se a pessoa tem que trabalhar e não pode cuidar de um filho, não os tenha, pois esse risco de ficarem sozinhos são os pais que criam. Concordo com Cristiane Basso, o descaso com a escola é que causa tantos problemas e mais uma vez é lamentável que se procure por leis que garantam o descumprimento de regras.

        Curtir

      4. Concordo Angélica! Minha filha de 12 anos todo santo dia voltava pra casa porque algum professor tinha faltado. Denunciei e melhorou um pouco. Outra, os alunos chegavam pontualmente, alguns que moravam muito longe e iam a pé, acordavam 4 da matina.E sabe que horas os lindões entravam em sala? 15 a 30 minutos depois. Quanto à sua sugestão, acho super válida. Põe pra assistir uma palestra no you tube, ajudar na cantina, vai pra biblioteca ler um livro. No caso de atraso recorrente, melhor conversar com os pais para saber o que está acontecendo. Para finalizar, a gente sabe MUITO bem quem chega atrasado sempre por nenhum motivo e quem chega atrasado de vez em quando por algum motivo. Claro que o assunto é vasto e recomendo muito estudiosos como Roseli Sayão e Ives de La Taille.

        Curtir

  8. acho que o aluno tem direito de chegar pelo menos 10 min atrasado sim! Muitas crianças e adolescentes podem morar longe das intidades de ensino podendo haver dificuldades de transportes ocosionando o atraso na chegada a essa intidade,e entao esse aluno deveria ter o direito de 10 min de atraso na 1°aula, e excedendo os 10 min, o aluno deveria ter a oportunidade de entrar na 2° aula! Pois nao sabemos as dificuldades desses alunos em chegar a escola

    Curtir

  9. Penso que, somente quem trabalha nas escolas sabe a dificuldade que gera o atraso dos alunos. É muito difícil manter a disciplina com alunos entrando atrasados, gera um transtorno enorme, sem falar na injustiça para com os alunos que estão na escola no horário. Percebo que as normas são necessárias pois tudo reflete na sala de aula.

    Curtir

    1. Não é bem assim vcs pensam que nós alunos, chegamos atrasados pq queremos?? nunca, pq queremos, mais sim pq acontece alguma coisa e eu simplesmente acho ridiculo os professores acharem q porque nos atrasamos somos baderneiros, problematicos ou algo do tipo porque é muito chato isso, ontem mesmo eu fui barrada e só pude entrar porque minha mae mandou eu ir e me justificou sem o pai ou mãe vc não entra.
      e mais minha amiga para não perder a aula teve de ligar para a mãe dela, que teve de sair do trabalho e ir la na escola porque se não ela ia perder a aula, e a menina pega 2 onibus e mora longe hoje atrasou e quase não pode entrar
      e eu me pergunto, tbm a vcs, isso esta certo…. EU PENSO QUE NÃO!!!!!
      GRATA ELISA
      12 ANOS,
      (isso é para vcs educadores verem oque passamos)
      silvana….

      Curtir

      1. Está certo! Saia de casa mais cedo. E que bom que a escola deixa entrar com a presença dos responsáveis…tá reclamando de barriga cheia. Eu, quando ocorria de chegar atrasada na escola, sabia que estava errada e ia pra minha casa ciente disso.

        Curtir

    2. Quando o funciona chega atrasado devido as panes do metro ele não entra, sim ele entra porque uma aluna de 15 anos tem que ficar la fora e ir embora podendo ser assaltada ou coisa pior.

      Curtir

  10. Infelizmente, aconteceu hoje no colégio em que minha filha estuda, atraso de 5 minutos, a mesma não pode assistir aulas, devido atraso de ônibus, vocês podem m explicar onde está esta lei, onde ta o direito da criança e do adolescente, muito obrigado!!!

    Curtir

  11. Eu preciso de orientação e conto com voces. Minha filha completou hoje o segundo dia de atraso dentre quatro anos que estuda na escola e foi impedida de entrar, e pior perdeu a prova de Portugues, quero tomar decisões fundamentada em conhecimento para com a escola que fica em Contagem-MG. Obrigado

    Curtir

    1. sugiro que, inicialmente, procure dialogar com a direção. se for uma instituição pública, e nada acontecer, tente o núcleo de educação (se for estadual) ou a secretária de educação (se for municipal). abraço

      Curtir

      1. Eu moro em São Paulo, o mesmo aconteceu comigo minha filha perdeu trabalho,nota fui falar com a diretora nada ela me tratou como uma idiota disse ate que não tem filhos que não passa por isso o metro quebra todo dia como vou fazer, conto com uma reportagem onde chame a atenção das autoridades por favor.

        Curtir

  12. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), não é diferente. Um certo professor do curso de engenharia florestal além dar falta aos alunos que chegam atrasados (algo até aceitável) ele os priva de assitir o restante de sua aula.
    Um fato um tanto quanto constrangedor aconteceu na tarde de ontem 18/04/2012. Um aluno chegou um minuto após a tolerância foi impedido de assistir aula, pois bem, o tal professor pediu para que ele se retira da sala e entrasse somente no segundo horário e assim ele fez (1° constrangimento). No entanto, ao retornar para o segundo horário o aluno entra na sala e o professor constata que ele está cinco minutos ADIANTADO e não deixa o mesmo permanecer na sala (2° constrangimento). O pior não é só o fato de perder aula e levar falta, o pior mesmo é que temos que ouvir piadinhas deste professor.
    E têm mais… não podemos sair para ir ao banheiro e muito menos beber água pois temos nosso empo cronometrado pelo professor. se não retornamos pra sala logo de imediato ele faz a chamada e por mais que tenhamos assinado a lista de frequência levamos falta.
    Essa universidade é regida por DITADURA.
    Não aguentamos mais isso.

    Curtir

    1. Isso a meu ver já comportamento abusivo e pode gerar processo. Fiz uma professora ficar pianinho com este argumento, nunca mais ela se dirigiu à minha filha com gracinhas.

      Curtir

  13. olá aqui no município de Itaboraí no estado do rio de janeiro passo pelo mesmo problema pois onde moro é perto da futura refinaria e todas as manhãs tem um transito horrível com congestionamento enorme e o ônibus que passa aqui as 6:30 da manhã deveria chegar as 6:40 na escola e não chega chega somente as 7:20 e ônibus aqui e de 1 em 1 hora então antes deste só tem o que passa aqui as 5:00 que todos nós sabemos ainda está escuro minhas filhas são adolescentes uma tem 12 e a outra tem 13 anos então me diz como posso deixar 2 adolescente irem para a escola sozinhas de madrugada com a violência do jeito que está hoje em dia e se chegam atrasadas a diretora manda voltar pra casa e diz que é para nós colocarmos nossos filhos em outra escola sendo que foi o estado que colocou elas ali e se ficarem perdendo sempre a primeira aula vão repetir a série por falta.
    e então o que devo fazer me ajudem por favor.

    Curtir

    1. parece-me que o caminho é conversar direitinho com a direção, explicar o problema e a impossibilidade de chegar no horário. caso não encontre respaldo ao seu pedido junto à direção, procure a secretária de educação do município (se a escola for municipal) ou o núcleo de educação (caso seja estadual).

      Curtir

  14. Caro sr. Ronaldo, concordo que a escola não é um dos lugares mais agradáveis, porém não podemos banalizar mais ainda nossa educação, é preciso sim regras. Sou professora e posso dizer que atrapalhaa muito alunos entrarem depois que a aula já começou. Nós professores não temos tolerância se nos atrasarmos, além disso se formamos cidadãos para a vida, nada mais correto do que mostrarmos algumas regras já que a vida nos impõe isso com grande constância. Se tivermos que pegar um onibus que passa no ponto às 7h e chegarmos às 7h05 com certeza não conseguiriamos. Att.

    Curtir

    1. entenda senhora que todos os alunos se atrasam e se isso pertuba os professores deste modo, quer diser que temos que parar de assistir aula pelo fato de o transito ser uma merda e de os onibus atrasarem não entendo como alguns professores culpam os alunos por eles não terem tolerancia e alem do mais é diferente é o seu emprego e minha escola
      GRATA ELISA,
      12 ANOS,
      ( me perdoe se eu a ofendi não era a intenção )

      Curtir

      1. Fia, professor leva falta se atrasar; não recebe por aquela aula. E não é questão de culpar os alunos por atraso do transporte público, mas de ser uma regra pra todos, pois se abrir exceção pra um, tem-se que abrir para todos.

        Curtir

    2. E o metro professor ,como acha que da para chegar cedo com panes tão constantes a culpa e do aluno? utilize o metro que o senhor vai ver os pontos de o nibus lotados quero ver se chega na hora.

      Curtir

      1. AnaLee você disse que o professor leva falta pela aula não ministrada, pois bem, é exatamente esta a discussão, o professor não tem o seu dia descontado, nada mais justo que descontar a aula pois atrasou e prejudicou os alunos, nada mais justo o aluno ficar fora da aula e atraso. Vocês fazem uma comparação monstruosa no caso em questão. Regras com tolerância e bom senso, apenas isso.

        Curtir

  15. O Enem , os concursos, os bancos, os museus tambem poderiam ter tolerancia de alguns minutinhos. Engraçado é ler esses argumentos. A escola é uma instituição como outra qualquer deve ser respeitada,mas infelizmente na maioria das vezes são os pais que se atrasam e seus filhos sao apenas vitimas e querem jogar a responsabilidade para a Escola. Como sabemos o brasileiro tem o pessimo habito de deixar tudo para a ultima hora e tentar resolver com seu “jeitinho”. Se a escola fosse respeitada como um todo nao estariamos passando por tantas dificuldades com os adolescentes. A escola necessita da familia ao seu lado pq ele sera aluno mais ou menos 11 anos ,mas será filho eternamente. A comunidade escolar tem que refletir qual é a formação que deseja para seus filhos. A formação academica é facil…..

    Curtir

  16. A escola, sem dúvida, precisa ter regras e normas a serem cumpridas, no entanto, privar o aluno de assistir aula de um dia inteiro por conta de um atraso inicial, é realmente abusar da autoridade, principalmente sem levar em consideração fatores como idade da criança, infraestrutura oferecida pela escola, trânsito aos arredores, dentre outras variáveis que agravam tal atitude. Quando se paga por essa prestação de serviço, o questionamento é ainda maior, sem contar que muitas vezes aquele dia de aula perdido está associado a pagamentos extras como balé, almoço e etc, e nesse caso, pelo menos, esses valores serão ressarcidos? Como a escola tratará isso? E o conteúdo educacional perdido? Como será reposto? O fato da escola está da forma como está hoje, deve-se a vários fatores, agir impedindo que crianças assistam aula por conta de atraso não solucionará o problema que é muito maior do que isso.

    Curtir

    1. concordo com voce Danielle eu mesma estudo em escola particular e estes dias fui barrada só entrei porque minha mãe desceu do carro me pediu pra entrar e foi me justificar na orientação
      foi horrivel pois estava chovendo, o transito estava ruim o horario não é bom e eles ainda tiveram coragem de falar para mim que eu devia pedir para minha mãe se organizar melhor no tempo dela, quer dizer eles quase me deixaram para fora por passar 2 min da tolerancia e ainda por cima não se importaram de me deixar la fora com o meu irmão se minha mãe não tivesse voltado eu teria de ficar das 13:30 até as 18:50 da noite com meu irmão de 8 anos na rua pelo atraso de 2 min
      GRATA ELISA
      12 ANOS,

      Curtir

      1. Neste caso, Elisa, que AGORA vc explicou, por causa do mau tempo, a escola deveria ter um tempo de tolerância maior; é necessário que alguns pais se juntem para conversar com a coordenação a respeito. Tenho certeza que até professores perderam aulas por isso.

        Curtir

  17. Eu quero algum orgao que eu possa fazer a denuncia do meu colégio,pois eles humilham os alunos,e escolhem que deve entrar para as aulas.Por favor me ajuda para que eu possa ter os meus direitos.obrigado

    Curtir

  18. Boa Tarde sou aluno de um colégio particular aqui do RJ e na minha escola nunca foi possível entrar depois da hora nem no segundo tempo, mesmo que que nós tenhamos uma justificativa eles não deixam entrar e quando deixam(que é muito raro) você leva uma anotação na caderneta escolar. Existe Alguma lei que de o direito aos alunos de chegar no 2º tempo????
    Eu e minha turma da escola gostaríamos de saber pois se existir vamos imprimir e mandar pra escola e se mesmo assim não funcionar vamos ter de ir na Secretaria de Educação.

    Curtir

  19. Eu acho que o portão da escola deveria ficar aberto para o aluno entrar e sair a qualquer hora. Acho que a consciência das consequências de seus atrasos ou ausências deveria ser dada pelos pais e pela família. Acho que a responsabilidade pela frequência e permanência do aluno na escola deve ser dele e dos seus responsáveis. No entanto, EM SALA DE AULA o aluno só vai entrar atrasado se o professor permitir. Na minha sala de aula, no meu horário, mando eu. E meus alunos não fazem da minha sala a casa da mãe Joana não. Infelizmente, o aluno tem só direitos e não tem deveres….Por isso a educação está tão ruim e a sociedade cada vez mais decadente…

    Curtir

    1. De todos comentários que li me identifico muito com a sua posição. Gostaria de saber se não existe uma LEI que dá o direito ao EDUCADOR de chegar a hora que bem entender para dar a aula, já pensou que MARAVILHA de EDUCAÇÃO… por essas e outras é que as coisas não funcionam e a educação caminha para o CAUS, as famílias principalmente só querem DIREITOS e retorno do dinheiro aplicado, deveriam fazer melhores suas tarefas de CASA, pois afinal a família (os responsáveis) tem mais tarefa de casa que os próprios filhos. Abraço

      Curtir

      1. Que comentários absurdos e unilaterais. O pior dessa questão é que algumas pessoas não fundamentam suas opiniões em leis ou princípios. Opinião cada um tem a sua. Mas essa visão dogmática da escola é questionável, afinal a escola deve educar e não simplesmente disciplinar. Educação é formar consciência e não moldar às normas. O aluno atrasado já está sendo punido ao entrar na segunda aula, impedir ele de assistir aulas é paradoxal, e está arbitrando que o aluno não assistiu a primeira porque não quis. Alunos têm sim deveres e direitos, mas a relação escola – aluno no âmbito da participação na construção da escola como espaço coletivo é negligenciada diante de tal norma. O direito não é explicitado estritamente na norma, direito também são valores, será que tal norma considera os valores dos alunos. Culpar a decadência da educação brasileira por atraso de alunos ? O sistema é o mesmo há anos, e os alunos são incontáveis, faz-se necessário uma reforma na instituição, a mudança de postura e o comprometimento dos alunos será consequência, abraços. ( se alguém pudesse apontar um lei/norma que legitima ou condena essa questão do segundo horário, e mandar alunos para casa. Ficaria grato, abraços

        Curtir

  20. a que na minha cidade olho d´ agua da flores estar a contecendo a mesmoa coisa a lunos que chegam um pouco a trasado e eles voltam para casa sem ter direito de a cistir aula a diretora sara ela e uma mulher que jamias concordou com os aulunos da escola maria augusta eu ja fui aluno desta escola mais lutei muito por cada aluno consegui controla mais hj eu voutei nestar escola e estar um grande a birsurdo a educação se vc poder mim a judar ou mim augumas dicas como faser pra resgatar praticamente a educação destar escola mim jose augusto de lima frança moro em olho d´ agua das flores-AL

    Curtir

  21. Em perus,SP a escola : Brigadeiro Gavião Peixoto está em uma situação precaria depois que nossa antiga diretora Nayara saio de lá. Quando ela estava na diretoria a escola era nota 10 a melhor daqui de perus. Hoje com a nova diretora Fui barrada na escola por chegar atrasada eu achei um absurdo minha escola está em uma situação precaria quase nunca eles limpam a escola agora minha antiga diretora tinha tudo sob controle. entrei nesse site para tentar descobrir os meus direitos pq acho q deichar aluno para fora da escola é um absurdo. Sabe se lá pra onde eles vão (já que seus pais não estão cientes da situação.

    Curtir

  22. Neste momento minha filha Leticia esta do lado de fora da escola Ceneart em osasco junto mais de 30 alunos que chegaram atrasados, acho isso um absurdo!! ela esta fora da escola, vai voltar pra casa (tomara), e se acontecer alguma coisa com ela nesse periodo, quem eu devo procurar ? Ou estamos mesmo no tempo em que não devemos nos preocupar com a violencia que não escolhe hora nem lugar ? talvez a diretora Dna Neiva, não tenha filhos e nem TV, porque esta completamente alheia a essa situação. A criança deve ser recebida na escola SIM, e depois que aja algum tipo de acordo para que isso não volte a acontecer. A diretora acabou de deixar varios alunos a mercê deles mesmos e nenhum dali responde por si só. Ela esta no meu ponto de vista, se responsabilizando por cada aluno que esta ali, na chuva esperando abrir aquele portão. Estou indignada, acho que isso é um modo de fechar os olhos pra tudo oque esta acontecendo com os jovens, porque não é com as portas fechadas que eles vão ter educação, é com a escola aberta. Obrigado!

    Curtir

  23. Hoje fui pra escola cheguei tarde,nisso um menino chego uns 20 segundos na minha frente, e o diretor deixou entrar e eu tive que retornar pra casa ele pode fazer isso ?

    Curtir

  24. Olá, sou de Salvador, ba. E estudo no colégio estadual Pedro Calmon, depois da greve dos professores ele aderiram uma nova ordem só pode chegar até 7:45. sendo que o transito daqui é caótico.. Mesmo chegando atrasados alguns alunos tem até o direito de justificar mais tem vez que eles retornam para suas casas ou pula o muro, já vi alunos com a mão, braços .. machucados. hoje eu cheguei atrasada e a vice-diretora ás 8:25 já no 2º horário foi nós ouvir eu me justifiquei e ela disse que íamos assinar um termo e voltar para casa, eu disse a ela que se for para voltar a casa não preciso assinar nada e se continuar assim ela ia falar com meus responsáveis ela simplesmente deixou os alunos entrarem e no meu caso tive que retornar para casa e pediu para que meus pais fossem a escola.

    Curtir

  25. Sou de Sao miguel do Guapore ro e na escola da ki so esta torerando 5 minuto e aki estava caindo um chuvona comecou das 12:20 e foi ate 13:25 eles nao deixarao os alunos entrar axo que eles axa que o alunos todos tem carro o conselho deveria ficar mas atento a isso, sera se todos dias que chover os alunos vai ficar sem assistir aula.

    Curtir

  26. Oi aconteceu a mesma coisa comigo e com uns 20 alunos da nossa escola por causa de um minuto de atraso e ainda pra ajudar a escola chamou a policia pra gente porque ninguém queria ir embora uma menina que tinha problemas cardíacos ate passou mau meu amigo foi pedir ajuda na escola e eles falaram que o problema era dela eu estou indignada com essa escola passa ano e vem ano ele tenta ser a melhor escola de São paulo mais só ta virando a pior escola.

    Curtir

  27. Olá, eu sou um Aluno Da rede Publica do Rio de Janeiro, estudo em São pedro da Aldeia, antigamente a escola abria os portões para os alunos que chegassem atrasados, por exemplo: Se você perdeu o primeiro horário entra no segundo e por ai vai. Hoje dia 22/02/2013 tava atrasado e resolvi entrar no segundo horário, mas fui barrado sendo informado que tinha sido ordem lá de cima. acho injusto fazerem isso, e se por acaso eu tivesse prova nos outros horário? Eu queria saber se isso é uma lei, ou se é algo que cada diretor faz. Se puderem me informar isso eu agradeço muito.

    Curtir

  28. Oi, eu estudo em uma escola particular e nos primeiros dias de aula começaram com isso, minha mãe é dona de uma van escolar e foi deixar 7 alunos na minha escola contando comigo fiquei chateada pois passou somente 2 min do horario de tolerancia e só porque não estavamos acompanhados dos pais pois viemos de van eles nos mandaram voltar para casa minha mãe antes de ir embora desceu do carro e teve de fazer o maior barraco pois se não todos iam perder a aula todo e ter de ficar la das 13:30 até 18:50 isso é errado e queria saber se temos o direito de reclamar para direção mudar isso e queria saber se existe uma lei que mostra que o horario de tolerancia em dias de chuva é 30 min…
    GRATA ELISA
    12 ANOS,

    Curtir

  29. Sou professora também…que país é esse em que as pessoas querem lutar na justiça para chegarem atrasadas? Quando um aluno chega atrasado está desrespeitando 500 que chegaram no horário! Depois querem cobrar que o médico chegue no horário no posto sendo que estamos numa cultura em que os horários devem ser flexíveis, não é? Cada um tem seu problema, o trânsito, o relógio que não despertou , o sono…O problema no Brasil é mudar o foco do problema….Não é o aluno que se atrasa, NÃO, é a escola que não deixa ele entrar!

    Curtir

    1. Cara senhora, alunos dependem de pais e de uma série de outros fatores, eles não são absolutos. Nessa perspectiva cobrar deles com a mesma rigidez que se cobra a um adulto seria abominável. Retornar à casa não é uma medida educativa, é uma punição sem sentido, está sendo arbitrado que o aluno não asssistiu à primeira aula porque não quis, E para “educa-lo” ele deve ficar sem aulas. Não cabe comparar o profissionalismo de um professor ao de um estudante menor de idade.

      Curtir

  30. Hoje me atrasei 4 minutos na escola… me acordei era 8 horas e eu poderia ficar em casa dormindo mais já que eram 8 horas, mesmo assim ainda me levantei na corrida, mal escovei os dentes rapidinho, arrumei o cabelo em 1 minutos pra não parecer um maloqueiro na escola, óbvio. Cheguei lá… simplesmente fecharam o portão na minha cara… não me deixaram entrar e a coordenadora virou as costas sem tirar nenhuma das minhas dúvidas… então pulei o muro da escola e fui direto na direção pedir explicações (OBS: É muito raro eu chegar atrasado, e cheguei porque meu celular acabou descarregando no meio da noite e não despertou), chegando lá a diretora não deu nem a cara pra vir falar comigo… fui atendido de uma forma ignorante… como se eu não fosse nada, nem deram atenção… acabou que eu perdi todas as aulas de hoje (02/07/2013), e uma dessas aulas é a explicação do conteúdo da prova de semana que vem (Dia da prova é 12/07/13). Tenho algumas perguntas vou deixá-las em ordem aqui, obrigado.

    1- Tem alguma lei que me impeça de entrar na escola em caso de atraso?
    2- Há algo que eu deva fazer neste caso? Vocês recomendam algo?

    Curtir

  31. Rrssrr. Ótimo comentário,Jake. Este problema permeia todo o Brasil e quando não falamos a mesma língua dos alunos e de alguns pais somos criticados.

    Curtir

  32. chegar atraso numa instituição de ensino, não se pode comparar com uma instituição capitalista (empresa).
    modesta parte isso é um crime proibir ou impedir de entrar, totalmente inconstitucional, para um órgão publico de ensino e exemplo para bons modos.
    Não esquecendo são alunos de menores ou maiores, porem com o intuito para apreender e não ganhar dinheiro.

    Curtir

  33. para meu ponto de vista..
    o ensino deveria ser livre e opcional para qualquer idade, tanto ensino media quanto graduado. com livre escolha de frequência. porém no final do curso ou da aula é que deveria ser aplicado uma prova de avaliação do conhecimento.. e se o acadêmico não se sentir confiante para fazer, pode-se frequentar a matéria novamente até se sentir confiante para a realização..

    Curtir

  34. Muito interessante essa discussão! Tenho vivenciado uma experiência interessante: minhas filhas estudam em um colégio particular na cidade de Itajubá-MG, e moramos em uma cidade vizinha. Nos esforçamos para chegar antes das 7:00hs, mas diariamente pegamos congestionamento, algumas vezes chegamos na escola 7:01, 7:02hs. A escola tem apenas um portão de entrada, porém tem dois de saída (não deveria então terem dois de entrada e dois de saída no horário de rush?). O horário de entrada da escola coincide com horário de pico, de rush, pois esse é horário de entrada de várias escolas e fábricas. ESCALONAMENTO DE HORÁRIO SERIA UMA OPÇÃO! Temos chegado “dois” minutos para às sete horas, ou até mesmo às sete horas e minhas filhas são impedidas de assistir a primeira aula, pois segundo a coordenação elas devem estar às 7:00hs na sala de aula. Hoje soube que minha filha não pôde assistir a primeira aula, pois chegou na sala 7:01hs. A questão é realmente muito complexa. Essa intolerância gera estresse, cria conflitos familiares, problemas de ordem psicológica. Mas para quê se preocupar com tudo isso já que a questão é cumprir horário? Educação é a função da escola, isso perpassa também a capacidade de leitura das diversas situações, dos diversos atores envolvidos. Mas a escola é feita em caixotes. Ela é feita para padronizar opiniões e comportamentos, ideias e vocações. A intolerância e inflexibilidade não geram atores comprometidos, muitas vezes até os afastam. Entender os problemas que acometem as famílias faz mais sentido, porém gera mais trabalho…entender cada indivíduo nas suas especificidades é trabalhoso e por quê tratar diferente os sujeitos se todos nós somos exatamente iguais? Se todos nós vivenciamos a mesma realidade e temos os mesmos problemas? É preciso que o sistema de ensino trate a miopia.

    Curtir

    1. Você escolheu que suas filhas estudassem em uma cidade diferente da que vocês moram, sabia antecipadamente que teria que fazer um determinado percurso para chegar à instituição e provavelmente foi comunicada das regras da escola. Nesse caso não é a escola que deve mudar suas regras é você que deve sair mais cedo de casa e evitar essa situação para suas filhas.

      Curtir

  35. A LDB é clara e a escola também tem que seguir o seu regime, aluno não pode ganhar falta por atraso, pois diz a lei que no mínimo o aluno tem que ter 75% de frequência escolar. Aluno não pode levar falta por atraso. Mas a questão é o mesmo passar pelo portão rsrsrs.

    Curtir

  36. Em uma escola de Mundo Novo-MS os alunos que chegarem com 15 minutos de atraso, não assistem a primeira aula, porém, depois que começa a segunda aula os alunos tem um período de 5 minutos para entrar, e depois deste tempo, não entra mais na escola. Só está livre desta regra quem possui algum atestado que estava no medico ou que os pais ou responsáveis ligaram na escola autorizando a entrada do aluno.

    Curtir

  37. gente, acho que deveríamos criar soluções e não discursões inúteis, e difícil para um gestor tentar controlar atrasos de alunos, mas também temos que ver o lado dos pais, pois tem alunos que vão sozinhos para a aula e outro que não. cada caso e um caso, os textos deveriam ser mais respeitosos, as pessoas agridem as outras por coisas bobas, se o aluno for reincidente ok. ta fazendo pq e irresponsável, mas se não, tem que haver tolerância, quem vive em grandes cidades conhece bem o caos no transito, vc pode ate sair cedo, mas se um carro de uma pane, acabou tudo, e outra, por parte dos gestores, professores, os mesmos deveriam repensar suas maneiras de se reportar aos pais e as crianças,. falam de maneira grosseira, viram as costas, ignoram as pessoas, como eu posso cobrar disciplina e educação se na verdade eu so o exemplo maior e faço muito pior do que chegar atrasados. ta na hora de nos, pais formamos os conselhos que e amparado por lei e atuarmos ao invés de ficarmos só reclamando, tem muita coisa irregular nas escolas, principalmente na publica, já começa por obrigarem a comprar fardamento, que não e permitido por lei, depois a pedir dinheiro pra comprar material, já chegaram a me pedir ate dinheiro pra comprar desinfetante,

    Curtir

  38. Bom no meu caso, tenho uma filha de 5 anos, e cheguei enfrente a porta da sala de aula 1min. dps, isso porque eu já estava na escola bem antes, mas minha filha reclamou de dor de barriga, leve-a ao banheiro. Fui até a sala de aula e o monitor com o relógio na mão disse que eu não poderia deixá-la por este atraso de 1min. Fiquei indignada, pois este é o primeiro ano dela nessa escola, e na outra escola pública tb, onde ela estudava desde os 10 meses, quando os pais já estivessem dentro da escola, o aluno poderia entrar na sala normalmente. Mas nessa escola não fui informada de que precisaria estar 7:10 na sala de aula.Bom fui reclamar pois eu estava bem mais cedo na escola, se eu cheguei 1min. enfrente a sala de aula, e minha filha foi banheiro isso significa que ela não faria suas necessidades em 1min. (bem difícil), Mas não acho que a escola tenha que aceitar todos que chegam atrasados, mas deveria criar um planejamento de advertência ou suspensão. Quando estamos no trabalho e chegamos atrasados recebemos uma advertência até serem completas 3 um exemplo, e logo a suspensão. Isso de uma certa forma policia mais a pessoa a procurar evitar qualquer tipo de atraso pois já estará ciente do prejuízo que irá tomar. No meu caso minha filha fora da creche o dia inteiro, não tenho como deixar com ninguém, minha mãe é falecida, minha sogra falecida, e a última pessoa de confiança na qual eu poderia deixar seria minha avó que tb é falecida vai fazer 1ano, então neste caso perco um dia de trabalho, fico no prejuízo, acho realmente é um absurdo. Pois a escola precisa sim por regras, mas toda regra na qual traz um prejuízo nesse caso o aluno perde um dia de ensino e no meu caso perde o dia trabalho.Essa regra, deve ser revista, e modificada para que ambos os lados sejam beneficiados.Porque a escola é para somar, e não para subtrair!

    Curtir

  39. Oi, sou o Alex !
    Na minha escola aqui em Arujá SP, as aulas começam as 19h00 e o meu trabalho fica muito longe de minha escola já faz um tempo que venho chegando atrasado na escola, ja conversei com a inspetora sobre isso mas e ela diz apenas que a escola quer um atestado de onde eu trabalho, porem o local onde trabalho não é um lugar meio que LEGAL então eles não emitem este tipo de DOC. expliquei a situação para a inspetora a mesma disse que não pode fazer nada e que precisa do DOC.
    OBS… o horario que as aulas começam são as 19h00
    O horario que consigo chegar na escola me esforçando muito são as 19h07…
    Ja faz 03dias que venho perdendo todas as aulas da noite, por uma questão de atraso de 5 min…
    Isso é certo???

    Curtir

  40. No meu ponto de vista as ”autoridades” que tomam conta da coordenação da própria escola estão abusando cada vez mais, hoje me ocorreu um fato, estava dentro do horário e fecharam o portão na minha cara, e de mais 50 alunos, onde já se viu? Tentei conversar com a direção, e o que eles davam de 10 minutos de tolerância, reduziram para 5 minutos, cheguei dentro desses 10 minutos de tolerância a aula não havia começado e impediram não somente eu mas esses 50 alunos de entrarem, a não ser se ligasse ao responsável, havia vários alunos ali que não tinha como comunicar os pais pois estavam trabalhando e não havia como voltar embora, então foram pra casas de amigos, ou ficaram pra rua mesmo. Agora como querem tanto disciplina e organização se não são capazes nem de cumprir com o horário estabelecido ao começo do ano, e que direito de proibir o acesso á educação eles tem? isso chega ser abuso de poder, onde o aluno não tem voz e nem acesso a escola.

    Curtir

  41. Olá, minha filha estuda em uma escola particular em Juiz de Fora – MG. Ela tem apenas 4 anos e até hoje tivemos 4 atrasos. Dois primeiros foram problemas meus com horário. Os outros 2 foram por causa do óculos (ela tirou do lugar) e porque ela tossiu a noite toda e custou para acordar. A escola é clara, “nem um minuto de tolerância, a aula começa as 8h em ponto”. Eu trabalho o dia todo, devido a isso preciso que ela permaneça em horário integral, então nos dias que ocorreram os atrasos, ela não foi para a sala de aula, ficou na recreação. Lá tem 2 horários: Aula de manhã e recreação a tarde (é o que minha filha fica) e aula a tarde com recreação de manhã. Nos dias dos atrasos ela ficou na recreação de manhã e a tarde. Imagino o seguinte, uma criança de 4 anos de fato pode perder 4 horas de conteúdo por causa de 15min de atraso? Eu pago pela aula de manhã e pela recreação a tarde. E se ela ficasse somente na aula, seria justo ela ficar na recreação somente? Gostaria de algum respaldo legal. É muito ruim minha filha passar na frente da sala e ser proibida de entrar e ela não gosta da recreação. Na escola não tem livro, só atividades na sala que eu vejo na reunião de pais, eles só mandam dever nas quartas e sextas (isso quando mandam), Fico preocupada, pois acredito que ela só aprende na sala de aula, em casa não tenho acesso ao que ela está vendo. Gostaria muito de um conselho. Obrigada.

    Curtir

  42. FAÇO CURSO NUMA ESCOLA PUBLICA E AS VEZES O PROFESSOR NÃO VEM E TEMOS 2 HORÁRIOS COM O MESMO, E A DIREÇÃO DA ESCOLA FALOU QUE TEMOS QUE FICAR UM HORÁRIO VAGO, SOMOS ADULTOS E ACHO QUE PODERIAM SUBIR O NOSSO HORÁRIO, NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ISTO ACONTECE.

    Curtir

  43. Olá acabo de ler a sua publicação sou aluna e hoje acabo de voltar pra casa por esse motivo. Nem se quer foram cinco minutos de atraso, chamaram ate mesmo a polícia e não deixaram ninguém entrar.. normalmente podiamos entrar ate as 19:05 e hoje alguns alunos que chegaram 19h encontraram o portao fechado. A diretora não da nem o direito que o aluno falasse. Só acho que hoje em dia é difícil alguns alunos querem estudar e os que querem da nisso. Acho que p Brasil precisa de gente que queira realmente ajudar

    Curtir

  44. Estamos falando de jovens e crianças, alunos que se levantaram de suas camas pela manhã, maniram-se do que possuem para achegar à escola enfrentando a dura rotina do dia à dia ? E por um atrasado são colocados na rua ? ao invés de abraçados ?

    Curtir

  45. olá! estou totalmente de acordo com o seu texto, mas você tem alguma prova de que é ilegal proibir o aluno de entrar no 2 horário?? algo como numero de lei ou outra coisa. obg.

    Curtir

  46. Oi meu nome é Isaque Santana da Silva e gostaria de uma ajuda , na minha escola , foi estabelecido que se o aluno chegar de pois das 7:15 , não entra mais na escola , bom ja vi , filas enormes e o pessoal brigando para poder entra na escola , mais a direção da escola , não permite , que esse alunos entre e manda todo em bora … gostaria de uma ajuda , sobre o que eu posso fazer referente essa situação , que é extrema ao ponde de pessoas pularem o portão para estudar e mesmo que depois dentro da escola serem colocados para fora …. esse é o resumo de um aluno que quer ajudar os colegas , mais não sabe como começar ……

    Curtir

  47. Ola
    Minha filha agora esta estudando em uma escola estadual.
    E como ela precisa ir todas as quartas feiras para outra cidade, para estudar violino.. Detalhe ela faz aula e ensaios com a orquestra de la.
    Ela precisa sair mais cedo da escola 15 minutos, para poder pegar uma condução que estará esperando ela e mais um grupo de alunos que dividem o valor da viagem.
    E a diretora resolveu atrapalhar e não deixa sair os 15 minutos mais cedo, sendo que se ela não sair neste horário não tem como pegar a van para ir.. Ela é bolsista de um projeto de musica clássica.
    Gostaria de saber se tem lei que me ajude no caso dela.
    Mostrei comprovante para a diretora e a mesma não quer colaborar, sendo assim estará prejudicando a jovem em seu estudo na musica.
    Alguém pode me ajudar?

    Curtir

  48. Dr. Ronaldo Nezo estou enfrentando muito isso aqui e BH, também regras ditadas pela Escola que nao há condições os alunos parecem estar embum regime militar absurdo … Semana passada 2 dias meu filho foi forçado a voltar por 2 minuitos de atazo e outro dia por 4 minutos e n do inicio de aula e sim do horário da entrada. Estou sem saber o que fazer pois se falamos ele se vingam no aluno.

    Curtir

    1. Dr. Ronaldo Nezo estou enfrentando muito isso aqui e BH, também regras ditadas pela Escola que nao há condições os alunos parecem estar embum regime militar absurdo … Semana passada 2 dias meu filho foi forçado a voltar por 2 minuitos de atazo e outro dia por 4 minutos e n do inicio de aula e sim do horário da entrada. Estou sem saber o que fazer pois se falamos ele se vingam no aluno.

      Curtir

  49. Dois minutos, três minutos, meus problemas, o trânsito, minha hora, o constrangimento, a sensibilidade da criança. Respeito com as regras, com o profissional que está em sala de aula nada! Li todos os comentários, todas as justificativas, sei que para cada regra existe uma exceção, mas não existe razão que justifique o fato de alguém lutar para fazer o que é errado. Infelizmente vivemos um momento de forte inversão de valores e consciência individual exacerbada. Ninguém quer pensar no todo, no conjunto, no coletivo. Atraso é atraso. Erro é erro, a escola educa para a vida. Muitos pais querem privar os filhos dos constrangimentos, dos desapontamentos, das situações difíceis e acabam esquecendo de prepara-lós para a vida. Em nenhum outro país se vê pessoas revindicando o direito de fazer o que é errado. A regra é um consenso que visa o bem estar de todos,só é punido quem não se adéqua. Se você precisa de 15 min de tolerância saia 15 min mais cedo e chegue no horário. Precisamos ensinar nossos filhos a fazer o que é certo e revindicar o que é melhor para o bem comum, parar de olhar apenas para os próprios problemas e as próprias necessidades.

    Curtir

  50. Ola boa tarde hoje passei por isso minha filha esta na cresta do município aqui a onde eu morro e por milésimo de segundo eu cheguei atrasada no entanto eu não fui informada que a tolerância iria entra em vigor uma vez que a minha criança só tem 2 anos no momento fiquei muito constrangida e a criança ficou muito triste ao ponto de chora intensamente por não poder entra para ficar com os amiguinhos o que vedo fazer em relação a isso ou a escola esta com a razão ….

    Curtir

  51. Olhando os comentários de alguns colaboradores de profissão deixou a pensar, “a nossa vida é cheia de obstáculos e imprevistos que infelizmente não podemos controlar e adivinhar quando e em que tempo irá acontecer”, hoje num mundo que vivemos devemos ter a paciência de esperar um medico no consultório por ter chegado atrasado ou pela quantidade de pacientes, em uma entrevista de emprego, no banco para pagar as contas, estamos sujeito a esperar em qualquer lugar, enfim é difícil encontrarmos pessoas que segue ao pé da risca horários.
    No mundo que vivemos mesmo saindo cedo de casa não dá para chegar no horário certo e estabelecido, “imprevisto acontece”, agora cabe o corpo docente da escola tentar avaliar realmente quem são esses alunos que chegam atrasados por que querem e tentar conhecer os alunos disciplinados com o horário e estudo, o que não podemos fazer é o que mais esta acontecendo nos comentários que observei é generalizar todos os alunos, como se todos fossem iguais, e isso sabemos pela lógica e conhecimento adquirido durante o decorrer do nosso curso que ninguém é igual ao outro. Devemos focar nossos olhos que cada criança tem uma cultura, tradição e um social diferenciado das outras.É engraçado que a maior parte dos comentários que acabei de ler “as próprias mães que levam seus filhos”, isso mostra a educação e preocupação dos pais com relação aos filhos e isso é raro ver no ambiente escolar, no meu tempo de formação do meu curso minhas professoras sempre falavam ” estamos trabalhando com um ser que a todo momento demostra carinho, aflição, dificuldade e até mesmo crianças com inúmeros problemas familiares que teremos dentro da sala”, claro que não somos formados em psicologia para tratar e minimizar inúmeros problemas dessas crianças, mas nós como mediadores não podemos fechar os nossos olhos e dar as costas para a realidade que vivemos, quando um aluno meu com problema de comportamento, dificuldade de aprendizagem chega atrasado fico agradecida a Deus por que sei que ele não estará na rua aprendendo coisas que não vale a pena aprender e isso mim motiva ainda mais a trabalhar e incentivar meus alunos a ser alguém na vida, correr e batalhar pelos seus objetivos e graças a Deus isso tem dado certo.
    Lembrando que o professor hoje é a referência para os alunos, teve uma pessoa que perguntou uma estrategia em questão de atraso, comigo não vou dizer que não tenho aluno que chega atrasado, mas vejo eles fazem de tudo para isso não acontecer e isso por que é o período matutino então a uma certa preguiça de levantar cedo, mas experiencia própria tudo que fazemos com carinho, amor e respeito as coisas acontece. Sei que neste meio profissional este “o professor” e Professor. Tenho inúmeros amigos que não tem um pingo de decência e respeito com o ser humano que estão formando, a unica preocupação é quando chega ao final do mês, e isso meus amigos iremos ver muitos por que os professores de verdade estão desistindo de seus alunos por um paradigma que vem se alastrando a muito tempo, haverá um tempo na minha percepção, não esta muito longe de acontecer que encontrar um professor competente e que tem essa profissão por amor será raro, pois a maior parte esta abandonando essa ocupação.

    Curtir

    1. Oneide seu comentário é fantástico (o melhor de todos), fica nítido seu amor pela profissão, o seu olhar para com o aluno a quem você deixa seu legado, e a importância deles para sua profissão e sua vida, sinto falta de servidor assim, parabéns!!!! Não poderia deixar de lhe dizer que são profissionais como você que fazem a diferença no aprendizado do aluno.

      Curtir

  52. Bom… Hoje depois do intervalo eu cheguei na sala 5 minutos atrasado, ai a diretora me suspendeu pelo resto da semana, sendo que estamos na semana de revisão para as provas…. Isso é certo?

    Curtir

  53. Ola, meu comentario foge do assunto mais la vai.
    gostaria de saber se a escola pode proibir o aluno de assistir aula pq quando levanta os braços a camisa deixa a barriga a mostra, somente quando levanta os braços .
    Obg

    Curtir

  54. Se você pode chegar atrasado irá chegar atrasado e medida nenhuma no mundo ou funcionário nenhum ira impedir isso. Na minha escola eu entrava na primeira aula das 7h e sempre chegava às 7h50 e entrava normal. Sem lei, sem punição sem obrigação. Cristo nenhum pode obrigar quem não gosta de estudar a estudar. É tudo culpa da escola mesmo.

    Curtir

  55. Pessoas queridas a solução parece simples não é?, vejam um exemplo onde a escola colocou uma rigidez no horário de entrada. O aluno que chegar atrasado não entra, feito isto as mães se reuniram e exigiram tolerância no horário de entrada, pois bem, deu-se a tolerância de 10 minutos então alguns alunos chegavam 15 minutos atrasados e diziam ser apenas 5, vocês que acham soluções simplistas, expliquem isso por favor

    Curtir

  56. Olá Ronaldo,

    Aconteceu isso hoje comigo, de chegar atrasada na escola da minha filha de 5 anos, porque aconteceu um acidente que congestionou todo o trânsito, e ser impedida de entrar na escola mesmo tendo avisado que iria atrasar.
    Gostaria de saber se tem uma lei que respalda a entrada obrigatória do aluno.

    Curtir

  57. Olá meu irmão faltou a prova na escola particular que ele estuda no RJ. Foi pedir segunda chamada e a diretora alegou que não pode pagar a segunda chamada e que meu irmão só poderá fazer a prova se tiver atestado médico. Ele não tem. Como proceder?

    Curtir

  58. Boa tarde, a minha duvida é o contrario…..o aluno que tem 18 anos pode, ir até a secretaria e solicitar para sair mais cedo sem motivo justificavel ???Porque não quer assistir aula ou por que quer assistir o jogo em casa??? Tem alguma lei que orienta nesses casos????

    Curtir

  59. Amanhã, dia 27/04/2016, a minha escola vai realizar uma reunião com Coordenadores e representantes de turma juntamente com a equipe do grêmio para achar uma solução para os alunos que chegam atrasados. Achei de grande importância essa pauta que encontrei aqui sobre ocupar o aluno até que a outra aula comece. Vou levar com grande consideração esses argumentos para contribuir com o melhor funcionamento da escola com relação aos alunos. Muito Obrigado!

    Curtir

  60. gente desculpe o que eu vou falar ,,,mas cada estabelecimento seja ele publico ou particular tem regras,claro que eu concordo com alguns de vcs sobre o horario de entrada nas escolas,,mas tem muitos alunos que abusam,ficam no portão da escola bagunçando e não entram no horaria mesmo e porque não querem assistir aulas ,,,,muitas vezes ja fui no horario de entrada do meu filho na escola e ja vi os espestores chamando os alunos para entrarem ,,,pois ja se passava mais de quinze minutos do horario da entrada,,,,e eles nem ai ,,,e os pais desses mesmo alunos logo então aparecem na direção da escola reclamando que seus filhos não tem assistido aula porque não deixaram eles entrar na escola,,,eu não acho isso justo se tem horario todos devem cumprir

    Curtir

  61. Gente só eu que tenho uma posição diversa aqui. Horário é pra ser seguido e respeitado. Tenta argumentar num portão de um concurso público que o transito estava ruim. A escola deve preparar os alunos para a vida. Fico vendo pais indignados porque o aluno foi impedido de entrar. O aluno que chega no horário é prejudicado pelo atrasado, isso não coloca ninguém indignado. É forma de apreender, educar, o que parece que em muitos casos (não me refiro a nenhum aqui especificamente) falta a educação de casa. No seu trabalho também não se pode chegar atrasado. Pontualidade é qualidade para se levar para a vida e que bom que as escolas tentam. É tentam… porque são atitudes como essa… de desmoralização da escola em frente aos alunos que está tornando o Brasil um país mal educado. Onde jogar lixo no chão é normal e chegar atrasado na escola também. É minha opinião… espero respeito!!!

    Curtir

  62. Boa tarde, queria sua opiniao sobre o seguinte caso. Estudo numa escola particula, a mensalidade é de aprox 1.200 reais. Sou aluno do 2 ano EM.Nesta escola, voce somente podera cegar atrasado 2 veses, na terceira voce passa o dia na coordenacao sem o direito de assistir ás aulas. Em duas semanas, cheguei atrasado por mais 2 vezes, após ter estourado o limite de 2 atrasos anteriormente. Isso fez com que eu perdese 4 provas. Desta maneira sera nescessario que eu realize as provas de 2 chamada, que custam 30 reais cada, ou seja terei que 120 reais para realizar as provas que perdi por nao poder entrar na sala de aula. Alem disso, o meu pai foi desligado da empressa em que trabalhava, nossa situacao nao esta nada boa, e agora desembolcar mas 120 reais por uma coisa besta dessa nao sera nada bom. grato

    Curtir

  63. Achei interessante o comentario do joao quando ele fala que a escola da papeis para os pais assinarem para seus filhos sairem mais cedo ao invés de deixarem entrar atrasado.
    Minha opnião é que quanto menos alunos na escola pra eles é melhor, menos trabalho eles terão que fazer e se os alunos sairem mais cedo, mais cedo os professores e funcionarios estarão em casa tbm.
    Resumindo: só olham para os próprios umbigos.
    Eu trabalho em um CEIM e estou cansada de ver professores chegarem atrasados ou nem aparecerem e ta tudo certo mais quando é o aluno aí ja é um bicho de se cabeça, uma vergonha para os que se dizem educadores. #Sóacho.

    Curtir

  64. Semana passada meu filho foi impedido de assistir a aula após o intervalo pq se deslocou da fila que os conduziria até a sala de aulapara beber aula.O professor que conduzia a fila ainda não tinha iniciado a conduzir, porem viu qdo meu filho voltou à fila para seguir até à sala. Meu filho ficou sem assistir aula pq descumpriu uma normada escola, segundo a diretora. É correto proibir o aluno de cumprir com algo que é seu por direito? Gostaria de orientações, se possive. Existe alguma lei para isso?

    Curtir

  65. Boa tarde, tive um triste episódio com minha filha de seis anos na pré escola. Eu não estava em condições de leva-la para a escola, então minha filha mais velha de 20 anos levou ela. Era uma hora e meia de atraso. Ela fica o dia inteiro na escola. A diretora se recusou a receber ela, fez um constrangimento no portão da escola. Minha filha voltou pro carro com ela e me ligou chorando, eu orientei que sim a pequena precisava ficar na escola e que minha filha mais velha a levasse novamente a diretora, demorou a receber elas no portão novamente e por fim recebeu a pequena. No final da tarde como de costume perguntei como foi a aula, a pequena disse que nunca mais vai chegar atrasada, pois a professora disse que ela, a mãe e o pai vão presos a próxima vez que ela se atrasar. Por gentileza me orientem eu não quero que isso fique impune todo esse constrangimento. Alguém pode me ajudar.

    Curtir

Deixe um comentário