Como desenvolver uma mentalidade positiva?

Depois de falar aqui sobre as razões para ser mais positivo, teve gente que mandou oizinho pra mim no Instagram dizendo:

Ah, professor, eu não consigo. Eu já tentei. Eu sou meio amargurado, negativo. Tenho dificuldade de ver a vida de forma positiva.

Mas teve gente que também disse:

Para com isso, Ronaldo. Neste mundo, tudo dá errado. Como ficar pensando positivo?

Pois é, gente. Tem de tudo. Levo inclusive bronca dos ouvintes.

Mas, sabe de uma coisa? Eu também não sou a pessoa mais positiva do mundo. Pelo contrário, eu preciso me vigiar pra não ficar destilando negatividade. Dona Rute, vez ou outra, me ajuda ligando o botão de alerta:

Ei, para de ser negativo!

Anos atrás, eu lia um autor e, depois de ver várias considerações sobre os benefícios de ser positivo, eu anotei no meu caderninho:

O que custa tentar ser positivo? Se for dar errado, vai dar errado mesmo. Minha negatividade não vai mudar o cenário. Mas ser positivo me torna mais leve e ainda pode trazer outros benefícios.

Ou seja, ser mais positivo, pra mim, é uma escolha diária, uma luta diária.

E talvez seja assim com você também. Algumas pessoas parecem nascer com este dom: o dom de olhar o mundo de forma mais positiva.

Sim, algumas pessoas são mais positivas do que outras. E isso naturalmente.

Algumas pessoas realmente parecem ter uma predisposição para serem mais otimistas. No entanto, isso não quer dizer que outras estejam condenadas a serem negativas.

Todos nós podemos trabalhar para desenvolver uma mentalidade positiva.

Mas o que é ter uma Mentalidade Positiva?

Ter uma mentalidade positiva não significa ignorar os problemas ou fingir que tudo está bem. Significa, sim, encarar as dificuldades com uma atitude de resolução e esperança.

A mentalidade positiva nos permite ver o mundo de maneira mais otimista e encontrar oportunidades mesmo nas dificuldades.

Tal Ben-Shahar, professor de Psicologia Positiva em Harvard, destaca que desenvolver uma mentalidade positiva envolve cultivar hábitos que promovam tanto a satisfação imediata quanto o propósito a longo prazo.

E como fazer isso? Vamos lá. Algumas sugestões pra você!

Entenda seus próprios pensamentos e emoções. Este é o primeiro passo. Se você não consegue enxergar sua negatividade, você não poderá enfrentá-la e trabalhar para mudar. Portanto, identificar padrões negativos é o primeiro passo para substituí-los por positivos.

Cerque-se de pessoas positivas. Se todo mundo ao seu redor é negativo, você também será negativo. Nós espelhamos as emoções e comportamentos das outras pessoas, como nos lembra Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional. Então… Procure passar mais tempo com pessoas que têm uma atitude positiva.

Pratique a gratidão. Reserve um momento do seu dia para refletir sobre pelo que você é grato. Anotar três coisas pelas quais você é grato todos os dias pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar.

Questione seus pensamentos negativos. Quando perceber pensamentos negativos, questione se eles são realmente verdadeiros ou se há uma forma mais positiva de ver a situação. Tem alguma base para essa negatividade toda? Tem fundamento?

Cuide da sua mente e do seu corpo: Gente que dorme mal é gente que tem o humor alterado e isso afeta a maneira como enxergamos a vida. Gente que não cuida do corpo, que não se exercita, que não se movimenta, é gente que não produz hormônios do bem-estar. Gente que só ouve e assiste notícias negativas, que assiste filmes, séries tensas, negativas, gente que fica horas e horas nas redes sociais, é gente que desenvolve uma espécie de tristeza, de depressão, que rouba o ânimo, a motivação. Então cuide da sua mente e do seu corpo. Isso vai te ajudar a ter uma mentalidade positiva.

Pegou a ideia?

Conquistar uma mentalidade positiva é um processo contínuo e pessoal. Não significa que você nunca terá dias difíceis e nem que não terá recaídas. É preciso treinar a mente. Mas quanto mais você treinar a mente para ver o mundo de forma mais positiva, mais preparado você vai estar para ser positivo.