Você sabe pedir? Aprenda a pedir!

Você já se perguntou por que, às vezes, nossos pedidos não são atendidos da forma que gostaríamos? Por que, em algumas situações, mesmo quando pedimos algo, o resultado não é o esperado?

Ei… Será que a gente realmente como pedir o que a gente quer?

Dias atrás, eu entrevistava uma psicóloga, a doutora em Educação Gescielly Tadei, e, ao falar sobre a relação entre a esposa e o marido, ela disse: esposa, aprenda a pedir para o seu esposo o que você quer. Se você não pedir, ele não vai te atender.

Gente, isto é um problema. Deixa eu ilustrar.

Pense na seguinte situação: uma mulher, frustrada porque o marido estava passando tempo demais no trabalho, me disse: “Pedi que ele não passasse tanto tempo no trabalho”.

Aí sabe o que aconteceu?

Três semanas depois, ele se inscreveu para participar de um torneio de futebol.

O que deu errado aqui? O que esta esposa fez de errado?

Vamos analisar… Ela comunicou com sucesso o que não queria — que ele passasse tanto tempo no trabalho —, mas não disse o que realmente queria.

Ela queria que ele passasse mais tempo com ela e as crianças, mas isso não ficou claro. Se ela tivesse pedido diretamente: “Gostaria que você passasse pelo menos uma noite por semana em casa comigo e com as crianças”, o resultado poderia ter sido muito diferente.

Eu já disse aqui: precisamos nos comunicar com clareza, sem apostar no que fica subentendido.

Para saber pedir, é crucial utilizarmos uma linguagem positiva, específica e clara. Evitar frases vagas, abstratas ou ambíguas é essencial.

Por exemplo, pedir “tratamento justo” é vago. O que significa “tratamento justo”?

Ou ainda… “Não quero que me trate assim”. Tratar assim como? Qual o tratamento que está incomodando? Explique.

Cada pessoa pode interpretar de uma forma diferente.

Devemos formular nossos pedidos em termos de ações concretas que os outros possam realizar.

Não adianta você ficar dizendo para os seus colegas de trabalho: estou precisando de ajuda, não estou dando conta… Se você quer que alguém te ajude, você precisa falar com quem pode ajudar e dizer qual ajuda necessita.

Vale a mesma coisa em casa. Não adianta reclamar que a louça está sempre suja e ninguém te ajuda, mas você não dizer: ei, fulano, lava esta louça pra mim agora?

E, detalhe, se quer que a pessoa seque e guarde, diga isso. Verbalize.

Pedir pra lavar não inclui o pedido pra secar e guardar. Se quer que também seque e guarde, peça.

Se pedimos ajuda, mas não especificamos o que isso significa, podemos acabar frustrados quando nossos pedidos não são atendidos da maneira que imaginávamos.

Além disso, é importante considerar como formulamos nossos pedidos. Às vezes, expressamos nosso desconforto esperando que o outro entenda nosso pedido.

Por exemplo, uma mulher diz ao marido: “Estou aborrecida porque você se esqueceu da manteiga e das cebolas que pedi para o jantar”. Para ela, é óbvio que ela está pedindo para ele voltar à loja. Mas, para ele, pode parecer que suas palavras foram ditas apenas para ele se sentir culpado.

Esse tipo de comunicação pode levar a mal-entendidos e ressentimentos.

Então, como podemos melhorar a forma como pedimos as coisas? Primeiramente, precisamos ser claros e específicos. Em vez de dizer “Quero que você seja mais responsável”, devemos especificar o que significa ser responsável em termos de ações concretas: “Gostaria que você se lembrasse de comprar os ingredientes para o jantar quando eu pedir”.

Em segundo lugar, devemos utilizar uma linguagem positiva. Em vez de focar no que não queremos, devemos destacar o que queremos que aconteça: “Eu adoraria que passássemos mais tempo juntos aos finais de semana” em vez de “Você nunca passa tempo comigo”.

Por fim, volto a repetir, a gente deve evitar pressupor que o outro compreende nossos pedidos implícitos. Ser direto e específico evita mal-entendidos: “Por favor, você pode ir à loja comprar manteiga e cebolas agora?” em vez de “Estou aborrecida porque você esqueceu”.

Então, da próxima vez que precisar pedir algo, lembre-se dessas dicas. Ser claro, específico e positivo pode fazer toda a diferença.

Quando nossos pedidos são bem formulados, as chances de serem atendidos aumentam significativamente, e nossos relacionamentos se tornam mais harmoniosos e satisfatórios.