Etiqueta para usar o Whatsapp

Você tem bom senso ao usar o Whatsapp?

O Whatsapp é um dos aplicativos mais incríveis já criados. Ele facilitou demais a comunicação entre as pessoas. Além das mensagens de texto, podemos enviar áudio, vídeo, documentos, fazer chamadas de áudio e de vídeo – inclusive com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Hoje, por exemplo, o Whatsapp é uma importante ferramenta de vendas para as empresas – principalmente para pequenos empreendedores.

Segundo a própria Meta, empresa dona do Whatsapp, Facebook, Instagram e outras importantes ferramentas, os brasileiros estão entre os principais usuários do aplicativo de mensagem.

Aqui, as pessoas enviam mais figurinhas, participam de mais enquetes e mandam quatro vezes mais mensagens de voz do que em qualquer outro lugar.

Além de preferido dos brasileiros, o WhatsApp é uma ferramenta de trabalho importante para 84% da população.

Porém, embora esteja em praticamente todos os celulares, o Whatsapp, por vezes, causa muitos incômodos. E tem sido fator importante de estresse e ansiedade para muita gente. Mas, quem sabe, falo especificamente sobre isso noutra ocasião.

Hoje, quero falar sobre algumas regrinhas que podem nos ajudar a usar o Whatsapp com bom senso. A revista Forbes Brasil publicou um conteúdo muito bacana sobre o assunto. Eu adaptei que vou apresentar pra você uma espécie de “etiqueta para usar o Whatsapp”.

Vamos lá?

Horários: Não é porque alguém está online que pode ou deve responder imediatamente. Envie a mensagem e tenha paciência para esperar a resposta. As pessoas têm mais coisas para fazer do que responder mensagens do Whatsapp.

Mensagens de trabalho fora do expediente: Se não é horário de trabalho da pessoa, provavelmente não é hora de enviar uma mensagem, exceto em emergências.

Precisa ligar? Pergunte. Mandar uma mensagem curta perguntando se a pessoa pode falar, é uma boa prática. E, fora do expediente, a ligação deve ser apenas para assuntos pessoais, não profissionais.

Cumprimente as pessoas: Assim como no dia a dia você usa “bom dia, boa tarde, tudo bem?”, no WhatsApp também use as regras básicas de sociabilidade. Mas seja direto. Um “Oi, tudo bem?” seguido imediatamente do seu assunto é mais eficiente do que esperar uma resposta.

Por sinal, reforço, quando mandar o “oi, tudo bem?”, escreva o restante da mensagem. Quando a outra pessoa abrir, já saberá o que você quer. Do outro lado, a pessoa nem sempre está disponível para trocar mensagens simultâneas com você.

Por isso, se é essencial ter a outra pessoa online, explique – “oi, tudo bem, preciso falar com você. Quando tiver um tempinho, me chama”. Nestes casos, talvez uma ligação seja mais útil.

Cuidado com os áudios: Áudios podem ser práticos para quem envia, mas nem sempre para quem recebe. Às vezes, a outra pessoa está num ambiente em que não consegue ouvir. Então, se precisar mandar áudio e não for alguém muito próximo de você, pergunte antes se pode. E vá direto ao ponto. Elabore primeiro a mensagem na sua cabeça pra não ficar divagando.

Atenção aos grupos: O combinado não sai caro. Cada grupo pode ter sua própria dinâmica. Porém, evite mensagens desnecessárias. A maioria das mensagens de “bom dia”, de “motivação” são ignoradas.

Alguns comentários e até perguntas podem ser desnecessárias. Talvez sejam mais úteis se você encaminhar diretamente ao autor da mensagem.

Respeite as regras de convivência. No grupo, se alguém responde mensagens de madrugada, não significa que todos devam fazer o mesmo. Ah… E não esqueça: conteúdos polêmicos não contribuem em nada nesses grupos.

Se o grupo é de trabalho, use para trabalho. Se é para relacionamento familiar, use para notícias da família, troca de fotos, delicadezas… Não coloque no grupo o que não faz parte do propósito do grupo.

Por fim, uma última dica: ter o contato do médico, veterinário ou terapeuta no WhatsApp não significa que estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. Não seja invasivo.

Pegou a ideia?

Use essas regrinhas de etiqueta no Whatsapp. Mais do que usar o bom senso, trata-se de usar o aplicativo de maneira saudável.

Fez sentido pra você? Curta, comente e compartilhe!

Abraços do Ronaldo

Um comentário em “Etiqueta para usar o Whatsapp

Deixe um comentário