Fale sozinho; o que aprendemos com o profeta Jeremias

Você conversa com você mesmo, com você mesma? Você é o tipo de pessoa que fala sozinha?

Este negócio parece loucura, mas, na verdade, trata-se de uma prática saudável; uma prática que ajuda a manter as emoções em equilíbrio.

O doutor Augusto Cury, um dos principais pesquisadores das emoções no Brasil, defende o diálogo com si mesmo/a como uma estratégia constante, necessária, para colocar nossas emoções no rumo certo.

E a conversa com si mesmo/a é particularmente necessária para colocar em xeque, para questionar aqueles pensamentos perturbadores, aquelas ideias negativas.

Não temos como impedir que alguns pensamentos surjam em nossa mente. Você não tem como impedir que uma lembrança ruim, a fala que feriu… Você não tem como impedir que essas memórias surjam quando menos você espera.

Mas, segundo o escritor Augusto Cury, quando isso acontece, devemos reposicionar esses pensamentos, questionando-os.

Se alguém tentou diminuir, você pode dizer pra você mesmo… Isso que fulano falou não me representa… E aí você pode falar palavras afirmativas, positivas e que sejam coerentes com quem você é.

Este processo faz parte da técnica desenvolvida pelo Augusto Cury chamada DCD – que envolve três movimentos mentais: duvidar, criticar e declarar.

E neste contexto, ele defende que as pessoas mentalmente mais saudáveis são justamente aquelas que praticam a técnica.

Por isso, falar consigo mesmo, falar sozinho/a com você, faz bem. Pode acreditar. Eu mesmo faço isso inúmeras vezes. Às vezes, não verbalizo em voz alta, mas faço em pensamento.

Às vezes, alguém pode me olhar e me ver balançando a cabeça, fazendo careta, sinalizando que “não”, com cara de quem está discordando… E estou mesmo: estou discordando dos pensamentos que talvez estejam ocorrendo naquele momento.

Enfim, faz bem falar consigo mesmo/a.

Mas sabe o que descobri?

O profeta Jeremias também fazia isso.

No livro de Lamentações, lemos:

Digo a mim mesmo: “O Senhor é minha porção; por isso, esperarei nEle”. Lamentações 3:24

Gente, isto é lindo!!

O que Jeremias está fazendo aqui? Está falando com ele mesmo.

E sabe por quê? Porque Jeremias quer afastar toda e qualquer dúvida que possa surgir em sua mente.

Jeremias está dizendo para ele mesmo: ei, fica calmo. O Senhor é minha porção; eu posso esperar nEle. Eu DEVO esperar no Senhor. Eu preciso esperar no Senhor. A situação pode não estar boa, mas o Senhor é a minha porção, o Senhor é tudo o que eu preciso. É Ele quem está no controle de tudo!

Esta é uma lição poderosa para nossos dias mais difíceis.

Às vezes, estamos nos sentindo fracos, e precisamos dizer para nós mesmos: fique tranquilo, respire fundo, espere no Senhor.

Jeremias não permite que a negatividade se instale em seu coração. Ele conversa com ele mesmo… E diz o mais importante para ele mesmo… Diz aquilo que precisa ser dito: o Senhor é tudo o que eu preciso.

Tudo pode faltar, mas se tenho o Senhor, nada me faz falta. Por isso, espero nEle.

Hoje, quero encorajar você, meu amigo, minha amiga, a conversar com você mesmo/a.

A psicologia já mostrou que o diálogo consigo mesmo faz bem para a saúde mental.

Mas eu vou além… Tendo como referência a conversa de Jeremias com ele mesmo, eu encorajo você a declarar continuamente: eu tenho o Senhor, e se tenho o Senhor, posso ficar em paz. Eu posso esperar nEle.

Eu não sei o que você está vivendo… Não sei pelo que está passando, mas fale com você mesmo, como fez Jeremias. Diga palavras de ânimo, palavras que sustentem sua fé. Não deixe a dúvida se instalar em seu coração.