Por que você deve reparar na sua parceira?

Quando foi a última vez que você reparou em sua parceira, em seu parceiro?

Não, não estou falando pra ver os defeitos dela/e. Isso é fácil de fazer, né? E fazemos com mais frequência do que deveríamos.

Estou falando de notar as coisas positivas que ela/e faz.

Se você estiver namorando, a chance é maior disso ter acontecido recentemente. O radar dos enamorados parece funcionar melhor. Mas, se for casado/a, me conta: você notou quando ela mexeu nos cabelos da última vez? Quando pintou? Quando ela cortou? Quando fez as unhas?

Gente, deixar de ver o parceiro/a, de enxergar, é um dos fatores que colaboram para o desgaste de um relacionamento.

Estou falando de coisas simples… Uma blusa nova, um penteado diferente, a cor das unhas, um acessório novo. As mulheres gostam de ser notadas. Tudo o que diz respeito a imagem, a aparência delas é importante. E elas amam quando alguém observa que há algo diferente nelas.

Os homens parecem não se preocupar tanto com isto (ou fingem que não se importam). Alguns deles também sentem falta de comentários do tipo: “ah… gostei da sua camisa”; “que bonitos os seus sapatos”, ou ainda “o que você fez nos cabelos? Estão mais bonitos!”.

Afinal, a vaidade também está na moda entre nós. E, convenhamos, todo mundo gosta de um elogio.

Por natureza (parece ser coisa do cérebro delas), as mulheres são mais observadoras. Ainda esta semana estava pensando sobre isto. Um aluno mudou o corte de cabelo e quem notou primeiro? As amigas da sala. Os rapazes praticamente ignoraram.

Para certos homens, reparar – e ao reparar, comentar – parece “frescura”. Eles argumentam: “que importância tem a cor do cabelo dela? Por que preciso notar que minha mulher pintou de novo os cabelos? Ou mexeu nas franjas?”.

Porém, volto a dizer: fazer esse tipo de observação mexe com o ego, valoriza a mulher, revela que cada pequena atitude da parceira tem valor para ele.

Como os homens têm uma visão macro, são racionais demais e não se ligam nos detalhes, essa tarefa parece ser das mais difíceis. Mas dá para aprender. Vale treinar. Ficar atento. Tirar os olhos da tevê, da telinha do celular, desligar-se por alguns segundos dos problemas, do trabalho, das preocupações com o dinheiro e olhar. Olhar para quem está do lado. Reparar na roupa que ela está usando, como começou o dia, como preparou a mesa do café.

Então, se ligue nas dicas do Ronaldo:

No cotidiano:
Comente sobre algo novo que ele ou ela esteja usando, como uma peça de roupa ou acessório.
Note mudanças no visual, como um novo corte de cabelo ou uma mudança na cor dos cabelos.
Elogie algo que a pessoa fez, como preparar uma refeição ou organizar a casa de uma maneira diferente.

Em momentos especiais:
Lembre-se de datas importantes e comemore-as, como aniversários e aniversários de relacionamento.
Planeje surpresas ou pequenas escapadas que demonstrem que você pensa na felicidade e no bem-estar do parceiro ou parceira.

Durante conversas:
Ouça atentamente quando ele ou ela estiver falando e faça perguntas que mostrem seu interesse.
Repare em algo que ele ou ela mencionou anteriormente e traga isso à tona, mostrando que você se importa e se lembra.

Pegou a ideia?

Sabe, isto vale não apenas para as relações amorosas, para os casais. Ter um olhar mais atento, ver as pessoas, colegas de trabalho, amigos, gente próxima e até quem não é tão íntimo, ajuda a aproximar, abrir caminhos, ganhar a confiança, conquistar.

Claro, tenha bom senso. Você não fala pra um amigo/a o que fala pra esposa/o. Ok?

Mas lembre-se: todos queremos ser notados. Quando notados, nos sentimos vivos, importantes.

Deixe um comentário