Jesus, o modelo perfeito

Quais deveriam ser os critérios, as nossas referências de vida?

O apóstolo Paulo nos deixou um conselho poderoso.

“Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.” Filipenses 2, versículo 5.

A gente já trouxe uma série de vídeos sobre lições incríveis que aprendemos com Jesus. A playlist do Youtube tem mais de 70 vídeos e gravamos tendo como referência o evangelho de Marcos.

E eu posso dizer pra você que me encantei, me surpreendi e também fui profundamente confrontado estudando a vida de Jesus para produzir os vídeos.

Sabe por quê?

Porque quando olhamos para Jesus descobrimos que, se desejamos imitá-lo, estamos muito distantes da atitude demonstrada por Cristo Jesus enquanto esteve na terra.

Mas o apóstolo Paulo diz: “Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.”

O que Paulo nos diz é “sejam pessoas que pareçam com Jesus”, “sejam pessoas que vivam como Jesus vivia”.

Consegue vislumbrar isso?

Eu confesso a você: me sinto completamente incapaz de ter as mesmas atitudes de Jesus.

Mas também digo a você que, todos os dias, peço a Deus que ajude a melhorar um pouco mais para pelo menos não ser tão diferente de Jesus.

E se este também é o seu desejo, te convido a refletir comigo sobre algumas coisas que podemos fazer, intencionalmente, para crescermos nessa jornada de busca por termos a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.

Primeiramente, é vital que nossa atenção esteja voltada para o caráter de Jesus.

Ele, sendo Deus, tornou-se homem, serviu aos outros, amou os rejeitados e desfavorecidos, e se sacrificou pela humanidade.

Jesus se despiu de sua majestade divina, não buscando seus próprios interesses, mas os daqueles que precisavam. Ele demonstrou humildade, amor incondicional, paciência e sacrifício.

Agora, repare, Jesus abre mão do lugar de poder e glória que Ele possuía para salvar pessoas que, inclusive, o rejeitam todos os dias.

Este é Jesus!

E nós? Até que ponto somos capazes de pelo menos sairmos de dentro de casa, de boa vontade, sem ficar com raiva, para atender um pedinte que bate à nossa porta?

Meu amigo, minha amiga, pense em como o mundo seria se cada um de nós adotasse essa mesma atitude de Cristo.

Onde antes havia egoísmo, haveria altruísmo, cuidado, proteção… Onde antes havia divisão, haveria união; onde antes havia ódio, floresceria o amor; e onde reinava o egoísmo, a generosidade se estenderia.

O mundo seria outro, não é verdade?

Acho, porém, que podemos exercitar diariamente três coisas para nos parecermos um pouquinho com Jesus, para termos a atitude de Cristo.

Primeira – Amor ao Próximo: Jesus amava incondicionalmente. Para ter a atitude de Cristo, devemos aprender a ver os outros como Ele vê – com amor, misericórdia e graça.

Isso significa amar não apenas aqueles que nos amam, mas também aqueles que nos desafiam.

Segunda – Humildade: Cristo, nunca se deslumbrou com o poder… Ele abraçou a simplicidade, os marginalizados. E nunca fez isso para se promover. Mesmo entre aqueles mais próximos, deu o exemplo.

O Rei dos reis lavou os pés dos seus discípulos. Ele nos mostrou que a verdadeira grandeza reside em servir aos outros. Na nossa vida diária, isso pode significar colocar os interesses dos outros à frente dos nossos e buscar formas de servir em vez de ser servido.

Terceiro – Perdão: Jesus perdoou até mesmo aqueles que o crucificaram. Devemos aprender a liberar o ressentimento e oferecer perdão, mesmo quando é difícil.

A gente poderia listar muitas outras atitudes de Jesus. Mas me parece que aqui temos a essência daquilo que mais nos desafia no cotidiano – amor, humildade e perdão.

Querido amigo e amiga, o apelo é claro. Em um mundo que frequentemente nos incentiva a priorizar nossos próprios desejos e ambições, somos chamados a seguir um caminho diferente, o caminho de Jesus.

A verdadeira alegria e propósito são encontrados quando adotamos essa atitude de Cristo em nosso próprio coração.

Portanto, convido você a fazer uma pausa, a refletir sobre as áreas de sua vida em que pode incorporar mais plenamente a atitude de Jesus e a buscar, diariamente, ser mais como Ele.

E ao fazer isso, você não apenas transformará sua própria vida, mas também iluminará o mundo ao seu redor.