Faça tudo para a glória de Deus

Ei, escuta só este verso:

Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.

Acho que você já leu e/ou ouviu este versículo algumas vezes. São palavras inspiradas escritas pelo apóstolo Paulo.

Eu não sei o que essas palavras significam pra você, mas elas me tocam. Me provocam, na verdade.

Pensa um pouco… Quando você come, você deve comer para a glória de Deus.

Quando você bebe, você deve beber para a glória de Deus.

Vamos parar por aqui, por enquanto. Já já vamos além…

Só nessas duas coisas já temos alguns desafios. Primeiro, se é para glória de Deus, aquilo que a gente come deve nos fazer bem. E deve nos fazer bem porque Deus deseja que cuidemos do nosso corpo.

Então, quando como, se como qualquer bobagem, se como em excesso – de maneira exagerada – fica difícil concluir que esse tipo de prática alimentar agrada a Deus.

Não se trata só de um alimento proibido. Repare: quantas pessoas comem de maneira apressada, sem sequer sentir o gosto dos alimentos? Isso acontece com você? Será que, quando você come apressadamente, nem senta à mesa para se alimentar direitinho, para mastigar de maneira adequada… Será que, ao comer assim, você glorifica a Deus?

E a bebida? Algumas pessoas bebem, por exemplo, e se embriagam, chegam a perder a razão, falam coisas que não deviam falar, agem de forma inoportuna. Quando isso acontece, fica claro que não Deus não está nesse tipo de comportamento.

Mas, veja, o apóstolo Paulo segue dizendo: “quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.”

Aí o negócio fica tenso. Significa que, quando saio pra trabalhar e estou dirigindo, minhas atitudes ao volante são parte das minhas atividades diárias. Portanto, devem ser para glória de Deus.

Acontece que, enquanto estou dirigindo, frequentemente tenho vontade de sair batendo em todo mundo que, na minha perspectiva, não dirigem direito, são desrespeitosos. A cada seta que um outro motorista esquece de dar, eu me estresso.

Felizmente, não tenho o hábito de xingar. Mas me irrito e, admito, nessas horas, não desejo o bem daquelas pessoas que estão atrapalhando o meu trajeto.

Tá entendendo?

Mas o apóstolo diz “quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus”.

Este “façam qualquer outra coisa” engloba tudo, tudo. A maneira como interajo com as pessoas ao longo do dia, os comentários que faço nas redes sociais, as páginas que acesso na internet… Tudo deve ser para glória de Deus.

Tudo!

O que falo e como falo com minha esposa deve ser para glória de Deus. A maneira como converso com meu filho/a, o jeito que corrijo meu filho deve ser para glória de Deus.

A minha reação com o vizinho que varreu a sujeira da frente da casa dele e deixou o lixo no portão da minha casa… A minha reação deve ser para a glória de Deus.

Ficou desafiador aí? Pra mim, ficou.

Por isso, digo sempre: só pela misericórdia do Senhor seremos salvos.

Eu confesso que tenho muita dificuldade para entender como Deus vai transformar nosso caráter a ponto de nos permitir entrar no reino dos Céus.

E tenho dificuldade de compreender, porque o melhor de mim ainda é lixo diante do Cristo, que é nosso modelo, representou e nos ensinou sobre como deveríamos agir.

Hoje, meu querido amigo/a, te convido a tentar (sim, trata-se de uma tentativa) viver de acordo com o padrão do reino dos céus.

Te convido e me convido a buscar glorificar a Deus em nossas práticas cotidianas. Creio que, quando há o desejo de glorificar a Deus e temos uma atitude consciente sobre nossas ações, o Espírito de Deus nos ajuda a agirmos de forma melhor e, assim, honrarmos o Senhor em nossa vida, testemunhando que somos de Cristo.

Amém?

Deixe um comentário