Ame, mas não se deixe maltratar

Precisamos das pessoas. Devemos amar até mesmo os inimigos, é o que nos ensinou Jesus Cristo.

Mas isso não quer dizer que precisamos aceitar sermos maltratados.

E por que digo isso?

Porque quase todos os dias recebo recados pelo whatsapp e também no Instagram de pessoas que sofrem em seus relacionamentos.

E aqui não estou falando apenas de sofrimento dentro de um casamento.

Estou falando de mães que são maltratadas por filhos, de noras que são agredidas verbalmente por suas sogras… Estou falando de gente que sofre violência psíquica em nome do amor.

Gente, deixa eu explicar uma coisa: o mandamento diz para amarmos o outro como amamos a nós mesmos.

Entendeu?

Amar o outro como amamos a nós mesmos.

Diz pra mim: se você aceita ser maltratado por alguém, você acha que isto é amor? Você está se amando?

Se você aceita ser maltratado pelo outro e justifica que faz isso por amor, na verdade, você não se ama. Talvez você tenha dependência emocional, carência… Mas está faltando amor aí.

Quem não se ama, não faz bem para o outro, porque não tem referência.

A gente só faz bem para o outro se a gente sabe fazer bem a nós mesmos.

Então, ame, mas não aceite ser maltratado.

E como você pode fazer isso?

Primeiro, reconhecendo que a relação não está funcionando, que você está sofrendo, se machucando e destruindo sua autoestima, sua saúde emocional.

Segundo, ao reconhecer que não está sendo bom pra você, você pode tentar estabelecer limites.

Em que medida esta pessoa que te maltrata está presente na sua vida? Você mora com ela? Você trabalha com ela?

Avalie o cenário e procure por essa pessoa e diga: amo você, quero o seu bem, quero te ajudar, quero cuidar de você… Amo você, mas não estou feliz. Quando você fala comigo assim, quando me trata de tal forma, eu me sinto um lixo, me sinto triste. Nossa relação está me deixando infeliz.

A partir dessa conversa, você poderá avaliar o que fazer.

Talvez essa seja uma primeira conversa de outras que serão necessárias. Mas talvez a pessoa rejeite o diálogo e a relação piore.

Se isso acontecer, você precisa colocar em prática o amor que você tem por você.

Você não vai brigar, você não vai ofender… Você vai se afastar. Talvez tenha que criar uma estratégia para isso… Talvez até mudar de casa. Mas será necessário.

Você vai cuidar de você, se aproximar das pessoas que te respeitam, que te tratam bem e investir tempo nesses relacionamentos.

E a filha que te maltrata, você vai ignorar? De jeito nenhum. Porém, você vai precisar de certa distância. Você não vai todos os dias na casa, você não ficar ficar de empregada doméstica dela, você não vai ficar de babá dos seus netos na casa dela…

Você vai ficar a uma distância segura, com menos contato.

Pode levar um bolo, um presente… Mas de maneira mais rápida, pontual.

Ou seja, você vai mudar a estratégia do relacionamento.

Porque se não fizer isso, você continuará sendo maltratada, maltratado por essa pessoa que você ama.

E você não pode reclamar de viver levando pancadas da outra pessoa se você se submete a esta condição abusiva.

Eu já disse aqui, mas vou repetir: ninguém vai fazer por você aquilo que te cabe fazer.

Pegou a ideia?

Ame, mas não se deixe maltratar.