Quem não sabe o que quer, vive uma vida sem rumo

Quem não sabe o que quer, vive uma vida sem rumo, vive uma vida vazia.

Nos últimos episódios, falei sobre a importância de vivermos uma vida consciente. Partindo de um conceito ético, filosófico, “faça o que você quiser”, destaquei que existe uma diferença entre responder as nossas vontades e agir de acordo com o querer, pensado, refletido, dentro de um propósito.

Porém, fiquei triste ao receber alguns recados. Dois, em particular, chamaram minha atenção.

Uma mulher me disse de forma bem direta: “eu não sei o que quero pra minha vida”.

Já um homem, mandou um texto longo e, no final, falou que ele olha pra si e se sente confuso. Então me questionou: onde encontro a resposta para saber o que quero pra mim? Como posso saber o que quero pra minha vida?

Será que você se sente assim?

Eu acho que estou falando agora com muita gente que vive segundo as suas vontades, porque não sabe o quer pra vida.

Se você vive assim, eu vou te dizer uma coisa: nem Deus vai responder as perguntas pra você.

Em Deus, nós encontramos qual o propósito dEle para nós, mas quem vai dizer se o propósito de Deus é o mesmo propósito seu, é você.

E mesmo que você diga que vai viver o propósito de Deus pra sua vida, só você pode dizer como você vai viver este propósito.

Deixei você confuso/a?

Então vamos lá… Primeiro, o propósito de Deus para nós é vivermos para a glória dEle. Nós existimos para a alegria do Senhor.

Semelhante a um artista que produz uma obra-prima para a sua própria alegria, Deus nos fez para a glória dEle.

E aos nos fazer para a glória dEle, Deus nos deu algumas referências de como viver. Porém, Ele também nos deu liberdade. E, por isso, ainda que você queira honrar o Senhor, a vida é sua. E você escolhe como vai honrá-lo.

Só você pode responder o que você quer pra você.

Por isso, viver uma vida ativa, uma vida plena, uma vida consciente é tão desafiadora. Requer um movimento que não gostamos muito de fazer: olhar para nós mesmos e assumirmos o protagonismo da nossa história.

A falta de clareza em seu propósito deixa a vida vazia. E ninguém pode responder por você o que você quer pra você. E em nenhum lugar haverá esta resposta, ou uma receita de como descobrir o que você quer pra sua vida.

Você precisa olhar pra você, investigar seu coração.

E se não encontrar respostas para seu propósito, sinto dizer, mas você está apenas passando os dias na terra, esperando a morte chegar.

Mas eu quero finalizar com duas sugestões:

Primeira, ao buscar entender o que você quer pra você, olhe as questões essenciais. Tipo: como eu quero que seja minha saúde, como quero que seja a minha família, como desejo construir minha carreira, como gostaria que viver minha religiosidade, minha espiritualidade?

Faça esta reflexão pessoal. Vai anotando. Você vai criar algumas referências. E, a partir destas referências, poderá agir de acordo com o que você quer para cada área de sua vida.

Segunda sugestão: para o propósito maior de vida, aquele que dá sentido aos nossos dias, recomendo o que disse Jesus – viva para servir. Não importa onde você, o que você faz, se você tenta facilitar a vida das outras pessoas, tornar o dia de alguém melhor, você cumpre o maior dos propósitos. A nossa vida se justifica quando somos bênção para alguém.