Viva uma vida alinhada aos seus propósitos

Entender a diferença entre “fazer o que você quiser” e “fazer o que dá vontade” pode ser determinante pra realização dos seus sonhos.

“Fazer o que quiser” implica numa ação racional, pensada, refletida; “fazer o que dá vontade” é a resposta a um estímulo, a um impulso emocional, a um desejo.

Quando questionei aqui “você sabe o quer”, algumas pessoas me questionaram:

– Prof, achei interessante a ideia, mas não consegui entender bem como aplicar isso no dia a dia.

Então vamos lá…

Primeiro, na filosofia, o “querer” é um ato responsável; resultado de um processo de avaliação consciente. Um olhar para si e para o outro a fim de entender as possíveis consequências das atitudes e escolhas.

Por exemplo, quando a nossa mãe coloca aquele pudim maravilhoso na mesa… Ou o pote de sorvete… Como você reage?

Eu confesso que, diante do pudim, gostaria de comer, sozinho, metade do pudim.

Mas eu como? Não, não como.

Por quê? Porque eu quero ter uma vida minimamente saudável e, nos meus 1m80, não sair da casa dos oitenta e poucos quilos. Então é um pedaço só e tudo certo.

Outro exemplo… Domingo, minha vontade é acordar, tomar meu café e sentar no sofá. Mas lembra do que eu quero? Vida minimamente saudável e controle do peso. E também quero envelhecer com força nas pernas. Por isso, domingo é dia de academia, de musculação.

Tá entendendo?

Vez ou outra, pergunto aos meus alunos na universidade: Vocês sabem o querem? Quem sabe o quer, está em sala de aula hoje e está construindo a sua jornada profissional. Talvez em três ou quatro anos, estarão empreendendo, abrindo uma agência de comunicação, um serviço de assessoria…

Aqueles que não sabem o quer, atendem suas vontades. A vontade de sair da sala e fumar um cigarro, a vontade de ir à praça de alimentação da universidade e comer um cachorro quente… E não constroem o futuro.

Quem sabe o que quer, vê a vida a médio e longo prazos; quem faz apenas aquilo que dá vontade, pode se divertir hoje, mas colhe amanhã aquilo que plantou. E se nada plantou, nada terá para colher.

Por isso, é fundamental que tenhamos uma atitude consciente diante da vida. O que eu quero da minha vida?

Saber o que quero da minha vida me leva a fazer as escolhas certas.

Eu acho – pelo menos acho – que quase todo mundo quer ter uma família feliz. Então, pra um jovem que sabe o quer, faz sentido “namorar só pra passar o tempo”?

Eu acho que todo mundo quer ter bons resultados na vida profissional. Então o que é preciso pra isso?

Gente, é evidente que tudo o que a gente quer demanda uma atitude responsável, comprometida.

Tempos atrás, eu perguntei aqui: você é comprometido com seus planos?

Quando a gente sabe o que quer, a gente não cede às vontades. A gente mantém os olhos fixos no alvo.

Uma vez eu escutei uma frase do técnico Bernardinho que aplico noutros campos da minha vida. Ao falar sobre as equipes de vôlei que comanda, o Bernardinho disse:

– Um dia que você não treina, é um dia que você não recupera. E se o adversário treinou, ele está na sua frente.

Então funciona assim: no casamento, um dia que você negligenciou a sua esposa, o seu marido, é um dia que você perdeu para investir na relação.

Um dia que você não brincou com seu filho, é um dia que você não terá de volta pra estar com ele.

Um curso que você adiou pra fazer no ano que vem, é uma oportunidade que você pode ter perdido de criar conexões, de ter um insight para um empreendimento inovador ou mesmo uma promoção que você poderá perder.

Portanto, tenha clareza sobre o você quer. E tome suas decisões de forma coerente, alinhadas com o que corresponda aos seus propósitos de vida.