Os 4 temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico

Qual o seu tipo de temperamento?

Depois de responder uma de nossas ouvintes sobre o comportamento do tipo sanguíneo, recebi muitos pedidos sobre os outros temperamentos.

De maneira resumida, vou apresentar pra você.

Prefere ouvir? Dê o play!

São quatro temperamentos: Sanguíneo, Fleumático, Colérico e Melancólico.

Temperamento Sanguíneo

Os sanguíneos são conhecidos por sua natureza extrovertida, sociável e entusiástica. Eles adoram estar em companhia, são conversadores natos e geralmente têm uma natureza otimista. O fato de serem extrovertidos, sociáveis, entusiasmados pode facilitar a criação de redes de contatos e o estabelecimento de relações produtivas com clientes e colegas.

Por outro lado, geralmente são impulsivos, têm dificuldade de planejamento, de manter compromissos e concluir tarefas.

Nos relacionamentos, a necessidade constante de estímulo social pode levar ao descuido de relacionamentos mais profundos. Os sanguíneos também podem ter dificuldades em lidar com situações que requerem seriedade ou profundidade emocional.

Temperamento fleumático

Suas principais características: são calmos, confiáveis e relaxados. Eles tendem a ser observadores em vez de participantes ativos, prezando pela estabilidade e evitando conflitos.

Se você gosta de rotina, evita conflitos, seu temperamento pode ser fleumático.

O fleumático geralmente não gosta de mudanças, tem uma tendência para a procrastinação e pode ser passivo.

Nos relacionamentos, por evitar confrontos, pode sofrer com a acumulação de problemas não resolvidos. A natureza reservada também pode ser interpretada como desinteresse ou falta de paixão.

Porém, no mercado de trabalho, pessoas fleumáticas podem ser muito eficientes em funções que requerem uma abordagem consistente e metódica.

Temperamento Colérico

Características Principais: Os coléricos são dinâmicos, assertivos e práticos. Eles têm uma forte vontade de realizar tarefas e alcançar objetivos, sendo frequentemente vistos como líderes naturais.

Sua capacidade de tomar decisões rápidas e de enfrentar desafios torna os coléricos valiosos em ambientes de trabalho dinâmicos e competitivos.

O grande desafio é que, pela tendência de serem dominadoras, controladoras ou agressivamente assertivas, pessoas coléricas podem facilmente se envolver em conflitos. Os coléricos também podem ter dificuldade em mostrar empatia ou sensibilidade.

Por fim, escute aí sobre o Temperamento Melancólico.

Os melancólicos são introspectivos, pensativos e frequentemente criativos. Eles têm uma inclinação para a profundidade emocional e a análise.

O melancólico geralmente tem uma natureza perfeccionista.

Por outro lado, o melancólico tem inclinação ao pessimismo e à análise excessiva, o que pode levá-lo a demorar demais para tomar decisões.

Nos relacionamentos, este tipo de temperamento, com tendência para a introspecção, pode levar ao isolamento. Os melancólicos também podem ter dificuldades com a autoestima e o pessimismo, o que afeta a dinâmica dos relacionamentos.

Mas, no trabalho, por serem meticulosos, cuidadosos, podem exercer funções que demandam essas características.

Enfim, reconhecer o próprio temperamento não é apenas uma jornada de conhecimento de si mesmo, mas também uma ferramenta para melhorar a forma como interagimos com os outros.

Todos nós podemos ter um tipo de temperamento predominante, mas algumas características de outros temperamentos.

Pegou a ideia?

Procure se conhecer… Isso pode fazer toda a diferença. Como já disse aqui, quando a gente se conhece, a gente pode desenvolver ainda mais nossas potencialidades e trabalhar para que nossas fragilidades não nos sabotem.

2 comentários em “Os 4 temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico

Deixe um comentário