Rumo para a vida…

Fecho a conta da semana por aqui. Vou tirar a tarde deste feriado para escrever um artigo científico e, durante o fim de semana, aproveitar as coisas boas que um sábado e um domingo proporcionam. A você, caro leitor, obrigado pela visita. Deixo um texto para a sua reflexão…

Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida. Sal. 104:33.

Você já experimentou a sensação de estar boiando sem rumo no mar desta vida? Então, leia esta meditação. O Salmo 104 é a versão poética do Gênesis. O tema central é o reconhecimento de Deus como Criador e Sustentador do Universo.

No verso de hoje, o salmista promete cantar louvores a Deus enquanto viver. Essa promessa é motivada pela segurança que experimenta ao reconhecer-se criatura, obra-prima do Criador. Diferente do homem de nossos dias: humanista, relativista, pluralista, que deseja ser o deus de seu destino, dono absoluto de seus padrões de comportamento.

Que ironia! A liberdade que o homem procura vira libertinagem. A independência que busca transforma-se em escravidão dos próprios instintos. Machuca-se, fere-se, destrói-se e não é feliz.

O salmista sabe que é criatura. Aceita este fato. Não é submissão irracional. Seu desenvolvimento dependerá justamente de saber que tem um Criador que o colocou neste mundo para escalar montanhas e voar pelo azul infinito de realizações inéditas.

A loucura do homem é paradoxal. Trágica sua busca sem sentido. Quanto mais procura, menos acha. Perde-se no labirinto de seu raciocínio, sufoca-se na sua amargura e na sua angústia. Mergulha como o peixe no seu próprio aquário e, exausto, tira a cabeça buscando o oxigênio que não achou nas suas próprias águas.

Eu não quero essa vida para mim, parece dizer o salmista; por isso, reconhecerei meu Deus como Criador, enquanto viver. É a única garantia de que a minha vida continuará tendo sentido.

E quanto a você? Não acha que chegou a hora de escutar menos as explicações humanas e volver mais os olhos em direção a Deus? Ele é seu Criador e sabe melhor do que ninguém como funciona a intrincada maravilha de sua mente e de seu corpo.

Não inicie as atividades hoje sem reconhecer-se criatura. Deus é pai, você é filho. Diga como Davi: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida.”

Luta pela liberdade de expressão

Político brasileiro não gosta mesmo de ser criticado. Toda e qualquer nota de jornal que possa incomodá-lo é passível de ser questionada na Justiça. Por conta disso, o Brasil é, hoje, o recordista em ações contra jornalistas. O levantamento foi feito em cem países pela ONG Article 19. Essa entidade trabalha em defesa da liberdade de expressão, e tem bases na Inglaterra. Conforme as informações divulgadas na CBN, o estudo ainda aponta que existe, em média, uma ação de indenização por danos morais contra cada jornalista brasileiro que atua em um dos cinco grandes grupos de comunicação do país.

Matérias vendidas

O texto abaixo é do amigo Andye Iore:

Acabei de manter contato telefônico com um profissional de saúde para uma reportagem. Ele não queria me atender e disse para a secretária que não dava para falar comigo. Insisti e ela pediu que ligasse mais tarde que ele estava ocupado. Telefonei depois e ela pediu informações sobre mim e o que eu queria. Já saquei na hora e disse:

“Pode falar para ele que não vou vender nada para ele. Sou jornalista e não vendedor de anúncio. Só quero informações para uma reportagem”.
Ele me atendeu e muito bem.

Essa não foi a primeira vez. Infelizmente a imprensa de Maringá tem esse conceito negativo em algumas empresas, pela picarategem de se fazer uma “matéria” e cobrar depois. Em casos piores, de se procurar a empresa, abordar algum assunto polêmico e pedir dinheiro para não publicar.
Depois, quando eu falo que o jornalismo de Maringá é ruim, tem gente que me critica…

Jabor defende a CPMF

Arnaldo Jabor defendeu hoje, na CBN, a manutenção da CPMF. O polêmico comentarista foi muito realista e deixou claro que o governo federal precisa dos R$ 40 bilhões proporcionados pela arrecadação dessa contribuição. Jabor ressaltou que isso é necessário porque o governo não soube fazer as reformas necessárias e nem cortar gastos públicos.

O comentarista também lembrou que a discussão pelo fim da CPMF está sendo usada politicamente pela oposição. E de maneira hipócrita, já que, se estivesse no poder, também pediria a manutenção da cobrança. Ele também recordou que foram esses políticos os responsáveis por criar o imposto do cheque e por promover o desfio de sua finalidade primeira – os investimentos em saúde.

Outro detalhe apontado pelo Jabor é que a CPMF é uma contribuição relativamente pequena e que tem a vantagem de permitir à Receita Federal fazer o cruzamento de dados financeiros de muitos poderosos que fazem de tudo para omitir receitas e sonegar impostos.

Enquanto o ouvia, lembrei dessas pessoas que chamam a imprensa de golpista e desqualificam gente como Jabor, chamando-o de tucano – entre outras coisas. Pensei comigo: essas pessoas parecem não admitir que se apontem as falhas de um governo de esquerda e, por isso, não conseguem ouvir quando bons comentaristas também criticam a postura da elite burguesa e das lideranças políticas pefelistas, tucanas… enfim, de todos aqueles que hoje representam oposição ao presidente Lula.

Bom dia!