Vale a pena acreditar em alguém que diz que vai mudar?

O que você acha? Vale a pena? Dá pra acreditar em alguém que diz que vai mudar?

Eu não gosto de generalizações. Quando generalizamos, corremos o risco de sermos injustos. Exceções existem.

Porém, frequentemente, quem diz que vai mudar, faz esta promessa como uma espécie de resposta a pressão de uma outra pessoa que está insatisfeita com o comportamento que o indivíduo tem apresentado.

Por exemplo, recebi na semana passada a pergunta de uma leitora. Ela disse:

Professor, estou namorando há mais de cinco anos. Meu namorado é alcoólatra. Ainda não me casei com ele por causa do vício. Ele vive prometendo que vai abandonar a bebida. E diz pra mim que parou de beber. Mas eu sei que ele mente pra mim.

A nossa leitora continuou:

Meu namorado vai à igreja comigo e diz que fará de tudo pra nunca mais beber. Eu posso acreditar nele?

E aí, o que você responderia?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o alcoolismo é um vício. E, por vezes, quem bebe se torna refém da bebida. Muita gente só consegue vencer o vício contando com tratamento especializado. E a rede de apoio é fundamental. O AA – o alcoólicos anônimos – é uma comunidade que existe desde 1935, que faz um trabalho essencial para auxiliar as vítimas do alcoolismo.

E, como aprendi em algumas entrevistas com membros do AA, o alcoólatra sempre será um alcoólatra. Ou seja, ele pode estar há 10 anos sem beber, mas o risco da recaída é permanente. Por isso, a necessidade de contar com uma rede de apoio.

Mas, voltando à pergunta inicial: dá para acreditar em alguém que diz que vai mudar?

Para responder, destaco três pontos:

Primeiro – ninguém muda ninguém. Como diz o escritor Augusto Cury, nós podemos estragar uma pessoa, mas mudá-la, nunca. É uma ilusão achar que podemos mudar alguém – mesmo que este alguém seja uma pessoa que amamos muito. Nós podemos influenciar por meio do exemplo, do amor, da generosidade… Ou seja, a pessoa pode se sentir tocada por nossas atitudes e, assim, desejar a mudar.

Segundo – quem diz que vai mudar em função do outro, fala isso como tentativa de manipular a situação. Explico, um namorado ou namorada que diz “eu vou mudar por você”, não está decidido, de fato, a mudar. O que ele/a quer é preservar o relacionamento e, para isso, faz promessas vazias para manipular o outro.

E aqui entre o terceiro ponto – a mudança só acontece quando a pessoa reconhece a necessidade de mudar e, a partir dessa tomada de consciência, inicia um processo que pode resultar em novos comportamentos e atitudes.

E é importante entender este aspecto: não basta reconhecer a necessidade da mudança; este reconhecimento deve vir acompanhado de ações. Princípio bíblico básico: a fé sem obras é vazia. Ou seja, quem quer mudar, precisa trabalhar pela mudança.

Um alcoólatra que deseja deixar a bebida deve buscar ajuda, procurar uma rede de apoio. Um marido infiel deve abandonar todos os hábitos que o levam à infidelidade… Um mau pagador deve começar a honrar os seus compromissos financeiros… Um procrastinador deve criar estratégias para romper com o hábito de deixar tudo para depois…

Enfim… É preciso reconhecer o problema e agir para mudar, para fazer diferente.

Por isso, tenho dois breves conselhos:

Não obrigue ninguém a mudar. Se você não concorda, se não te faz bem, verbalize, fale, mas não force o outro a mudar. Se a pessoa não mudar por ela mesma, se afaste.

Segundo conselho: quando a pessoa prometer que vai mudar, incentive, mas seja prudente. Observe. Dê tempo ao tempo. A mudança é um processo. Necessita de tempo. Então espere as provas. Deus conhece o coração; nós precisamos das provas. Então repare.

E fica aqui uma dica: gente que muda não fica falando que mudou; gente que muda demonstra, na prática, as mudanças. Gente que muda não fica argumentando, só vive as mudanças. Não se preocupa em tentar provar nada; ela apenas vive a nova vida por ela e não pelos outros.

Deixe um comentário