Não existe vitória sem esforço

Pode existir fracasso, mesmo depois de muito esforço. Mas vitória sem esforço não existe.

Se alguém não fez nada e ainda assim obteve êxito, certamente outra pessoa fez o trabalho duro. Mas o resultado positivo é construído por esforço. Alguém se esforçou.

Eu não estou dizendo que existe uma garantia de que todo esforço será premiado… Nem estou falando que todas as pessoas precisam se esforçar da mesma maneira, que a energia gasta e o tempo dedicado serão iguais para todos. Porém, bons resultados, em qualquer área da vida, demandam comprometimento com o objetivo a ser conquistado.

Por exemplo, dias atrás, ouvia o relato de uma conhecida que, durante três ou quatro meses, fez um tratamento para emagrecer. Ela e o marido gastaram uma pequena fortuna no tratamento dela.

Os primeiros resultados foram ótimos, impressionantes. Ela estava feliz da vida. Entretanto, todo o procedimento era a base de medicamento. Quando parou de usar o remédio, o que aconteceu? Depois de algumas semanas, voltou a engordar. E ganhou ainda mais peso.

Não estou aqui pra condenar o uso de medicamentos para emagrecer. Eles são úteis. Há situações em que são indicados. Porém, muita gente busca o medicamento porque este é o caminho mais fácil para obter o resultado desejado.

E quanta gente busca o caminho mais fácil em outras áreas da vida?

É compreensível querer o caminho mais fácil. O esforço implica em desgaste, dor, cansaço. O esforço demanda uma energia que é preciso tirar de outras coisas, muito mais prazerosas, para dedicar ao objetivo almejado.

Costumo brincar que com meus alunos que as redes sociais deles, as séries que assistem, são muito mais divertidas que minhas aulas, são muito mais alegradoras que os livros e exercícios que recomendo. Porém, com exceção dos casos em que as redes sociais e as séries nos canais de streaming fazem parte do trabalho deles, esses ambientes pouco vão favorecer aos objetivos e metas que possuem para suas vidas.

Por outro lado, o processo de aprendizado, que é entediante e cansativo, pode assegurar as referências de conhecimento que necessitam não apenas para o trabalho, mas para a vida.

Eu sempre acho graça quando alguém me diz: professor, você é tão inteligente.

Na verdade, essa afirmação guarda muito pouca verdade. Tudo o que escrevo, tudo o que falo, cada argumento que apresento em sala de aula ou para as pessoas que me acompanham no rádio e nas redes sociais… Tudo é resultado de muitos anos dedicados ao estudo. Não tem nada de excepcional; é cara enfiada nos livros, cursos feitos e muita disciplina.

Outro dia ouvi um atleta dizer que as dores fazem parte do dia a dia de quem pratica esportes. A dor é companheira do atleta. Se for evitada, o desempenho cai. Ele deixa de ser competitivo; o sofrimento físico é consequência da repetição de exercícios e, principalmente, da constante luta por mais força e melhor desempenho.

Recordo que, há pouco mais de 10 anos, meu filho disse: pai, estou decidido. Vou fazer Medicina.

Eu fiquei muito feliz. Mas tive que dizer pra ele:

Filho, você sabe… Eu não tenho condições de bancar uma faculdade particular. E nem de manter você fora de nossa cidade. Então você vai ter que passar na nossa universidade. Você vai ter que dar o seu melhor, não vai poder relaxar, mas eu acredito em você.

Ele passou. Mas estudava entre 12 a 16 horas por dia. E fez isso por cerca de 3 anos.

Quando foi tentar a residência em cirurgia, a situação foi bem parecida. E o resultado veio depois do esforço.

Hoje, noto que muita gente quer o resultado, mas não quer se dedicar.

O esforço é um processo normal. Mas tem gente que quer pular as fases.

Tem uma brincadeira num vídeo da internet que eu adoro. No vídeo, a pessoa reclama: tô pagando a academia há 3 meses, mas até agora não vi resultado. E aí do outro lado alguém pergunta: mas quando você tem vindo treinar?

Pagar a academia não traz resultado, se você não for fazer força, não dedicar tempo ao treino.

A vida funciona assim: ninguém faz pra gente aquilo que nos cabe fazer.

Quer montar um negócio? Precisa estudar, precisa planejar, precisa organizar as finanças e, depois de começar, vai trabalhar 12, 14 horas por dia pra fazer as coisas acontecerem.

Quer casar? Casa. Mas se não suar todos os dias para construir o seu relacionamento, não vai dar certo.

Esforço, gente. É claro que todo esforço, pra funcionar, precisa de método, de estratégia, mas se não houver disposição pra entregar o melhor de si para aquilo que você deseja fazer, as coisas não vão acontecer.

Seja para perder peso, vencer uma competição, aprender uma segunda língua, conquistar uma carreira ou ser feliz num relacionamento, sempre será necessário esforçar-se.

Ninguém chega ao topo sem vencer as barreiras que existem no caminho. Não há vencedor sem suor, sacrifícios e, por vezes, dor e lágrimas e dor.

A diferença entre alguém que realiza um sonho e outro que nunca o alcança muitas vezes está no grau de dedicação, na disposição que há de se pagar o preço.

Deixe um comentário